Ir para o conteúdo principal
Dicas

O guia definitivo de pincéis de maquilhagem para os olhos

O guia definitivo de pincéis de maquilhagem para os olhos
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

Pincéis de maquilhagem para os olhos

Quando vemos lindas fotos de maquilhagem para os olhos, em blogs ou redes sociais, sempre nos perguntamos: qual é o segredo desses visuais impecáveis? Muitas vezes, mesmo quando vemos tutoriais online e tentamos replicar esses looks em nós próprios, nem sempre conseguimos o mesmo resultado. Porquê?

Bem, os nossos olhos têm diferentes áreas de luz e sombra que a maquilhagem pode ressaltar com cores e sombras. O segredo para aproveitar ao máximo estas áreas é aplicar a maquilhagem de forma precisa e adequada. Então como fazê-lo? Usando os diferentes tipos de pincéis de maquilhagem para os olhos, é claro!

Neste guia iremos explicar os diferentes tipos de pincéis para os olhos e como utilizá-los da melhor forma possível!

Por que usar pincéis de maquilhagem para os olhos?

O que todos os pincéis para os olhos têm em comum é sem dúvida a precisão. Ao contrário dos pincéis para o rosto, em especial os para aplicar base, estes acessórios são consideravelmente menores. Tanto as cerdas quanto os cabos são menores, precisamente porque são utilizados para áreas pequenas, ocas e difíceis de alcançar.

Além disso, os pincéis para os olhos têm cerdas de formatos distintos, pois cada um é específico para uma única zona do olho. Vamos descobrir todos os segredos destes acessórios infalíveis!

Pincel de sombras

Comecemos pelo pincel que normalmente utilizamos primeiro, o pincel de sombras. Entre os pincéis para os olhos, este é o que tem o cabo mais longo. Tem também cerdas densas com uma forma plana. A sua função principal é pegar as sombras e aplicá-las diretamente sobre a pálpebra.

As cerdas são bastante espessas, seguram bem os pigmentos de cor e na aplicação a sombra é saturada e intensa. Este pincel é também ideal para a aplicação de primer para os olhos, um passo essencial antes de começar qualquer maquilhagem para os olhos, então nunca o esqueça!

O pincel de sombra é então utilizado para aplicar as cores na pálpebra móvel e no canto interior dos olhos, mas também no canto oco exterior do olho. Certifica-te de que não misturas cores no teu pincel, pois podes arruinar o visual da tua maquilhagem. Uma forma de evitar isso é usar um lado do pincel para uma cor clara e o outro lado para uma cor escura, ou limpar o pincel de maquilhagem depois de aplicar cada cor.

Pincel para misturar sombras

Depois de aplicar a tua sombra, vais precisar do pincel para misturar sombras! Um pincel obrigatório para quase todos os looks de maquilhagem, especialmente para os de olhos esfumados. Como o nome sugere, este pincel foi especialmente criado para misturar as sombras. Com cerdas mais macias e largas, é ideal para espalhar pigmentos da melhor forma possível, tanto para as sombras em pó como para as em creme.

Podes utilizar este pincel não só para misturar sombras para os olhos, mas também para aplicar corretor e em locais difíceis, como os cantos do nariz.

Pincel de delinear

A palavra-chave que melhor descreve este pincel é definição. Porquê? O pincel de delinear é muito compacto, com uma forma pontiaguda que te permite criar um sombreado muito direcionado e preciso que dará definição à tua maquilhagem. Além disso, este acessório é ideal para pequenos detalhes, efeitos subtis e sombreamento preciso. Experimenta-o para esfumaçar a linha do teu lápis, aplicar um pouco de iluminador no canto interior ou criar um acabamento em v profundo impecável!

Pincel angular

O pincel angular tem cerdas inclinadas e é um acessório essencial para a tua necessaire de maquilhagem!

Este pincel pode ser utilizado tanto para a sobrancelha como para a maquilhagem dos olhos. A sua forma angulada torna-o ideal para aplicar produtos em pó ou creme nas sobrancelhas. Basta espalhar o produto, misturando os pigmentos com os teus pelos de forma natural, dando definição e corpo.

E a maquilhagem dos olhos? O pincel angular é o teu melhor aliado ao aplicar o delineador de olhos. Podes utilizar a ponta da escova para desenhar a linha com precisão. Se puxares o produto até ao canto exterior do olho, obterás um delineado preciso e lindo!

Esperamos que estas dicas sejam úteis e que possas criar os looks mais belos de maquilhagem para os olhos!

 

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint