Ir para o conteúdo principal
Cabelos

Como proteger os cabelos contra o sol

Como proteger os cabelos contra o sol
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

Desde crianças que escutamos que o sol e o mar são bons para a nossa saúde: a vitamina D e o sal marinho restauram e fortalecem o corpo. Porém, é importante ressaltar que a água salgada, o calor e a exposição direta aos raios UV são extremamente stressantes para os nossos cabelos. Hoje, vamos dar dicas sobre como podes proteger os teus cabelos durante essa estação ensolarada!

Formas de proteger o seu cabelo contra os danos solares

Cuidar do seu cabelo no verão é um processo complexo, mas existem diversas formas de proteger os teus cabelos. Aqui vamos explorar algumas possibilidades.

Filtros de proteção solar para os cabelos

Além de FPS para o rosto e corpo, existem também protetores solares para os cabelos. Para começar, vamos saber um pouco mais sobre alguns tipos diferentes de filtros solares.

Filtro natural:

Os óleos são os filtros solares naturais e são considerados a proteção mais fraca para os fios, pois o efeito protetor dura por volta de uma hora. Depois disso, é necessário aplicá-lo novamente.

Este tipo de filtro inclui óleos naturais tais como óleo de semente de cenoura (SPF 38-40), óleo de semente de framboesa (SPF 28-50), óleo de abacate (SPF 4-15), óleo de coco (SPF 2-8) e outros.

Embora esses óleos possam ser benéficos para os fios e até ajudar a clarear ainda mais os cabelos loiros, não fornecem uma proteção eficaz, pois formam uma película fina e atraem os raios solares.

Filtro físico:

A segunda proteção mais forte é o filtro físico, que inclui dióxido de titânio e óxido de zinco, e é o tipo de proteção mais seguro. Criam um revestimento refletor de luz sobre o cabelo que impede que os raios UV penetrem na haste capilar. São atóxicos e eficazes, até mesmo em baixas concentrações.

O fator de proteção desses produtos pode variar de FPS 10 a FPS 30.

Mesmo com tantas vantagens, é importante ressaltar que os filtros físicos podem ser facilmente removidos, mesmo sem querer, através do contato com a água ou com o uso de uma toalha. Consequentemente, precisam se reaplicados com frequência.

Além disso, ao serem aplicados, alguns filtros físicos podem fazer com que os cabelos tenham um aspeto baço e seco.

Podes escolher produtos que promovam uma proteção física em conjunto com outros benefícios para os cabelos, como o Dream Cocktail - Kale Infused da Color WOW.

Filtro químico:

Os filtros químicos tem o grau de proteção mais forte, podendo chegar ao FPS 50. Praticamente todos os protetores solares pertencem a esta categoria. Além de serem eficazes, apresentam resistência à água e não deixam resíduos no cabelo. São tipicamente líquidos, incolores e inodoros.

Esse tipo de filtro solar deve ser utilizado com certo cuidado por dois motivos. Em primeiro lugar, pois só têm efeito durante 20-30 minutos após a aplicação. Em segundo lugar, eles têm uma maior tendência para oxidar. Por volta de 2 horas após a aplicação, esses filtros podem reagir e começar a quebrar a cadeia de aminoácidos que compõe o cabelo. Isto, por sua vez, danificará os fios.

Mais dicas para manter os cabelos protegidos contra o sol

Presta atenção à composição dos teus produtos. Evita produtos que contenham álcool, pois podem ser prejudiciais para a qualidade do teu cabelo.

Investe em máscaras hidratantes e nutritivas, bem como em produtos sem sulfatos. Produtos que contêm óleos e queratina ou ingredientes que ajudam a prender e reter a humidade no interior do cabelo também são altamente recomendados!

Podes encontrar produtos incríveis de marcas como a Shea Moisture, Garnier e a The INKEY List.

Também é importante focar numa limpeza adequada para os cabelos. Opta por champôs mais suaves com um efeito refrescante. E não deves esquecer de cuidar também do teu couro cabeludo! Podes experimentar os produtos da Giovanni e da Christophe Robin, assim como a máscara para cabelo e couro cabeludo da Grow Gorgeous.

Como já estabelecemos, os cabelos ficam muito stressados pelas altas temperaturas e pelo sol durante o verão. Por isso, tenta evitar a utilização de secadores de cabelo e outras ferramentas de modelação. A exposição adicional a temperaturas elevadas pode piorar a saúde dos fios.

Se precisares usar um secador ou ferramenta de modelagem, tenta usá-los numa temperatura baixa e não esquece de aplicar um bom protetor térmico nos cabelos.

Como proteger os cabelos da água do mar e da piscina

Antes de dar um mergulho na piscina ou no mar, cobre o teu cabelo ou molhe-o debaixo de água corrente. O sal tende a acumular-se nas escamas do cabelo, tornando-as quebradiças e secas. Se as molhar previamente, as moléculas de água encherão a haste capilar, para que o sal não penetre tão profundamente.

Se pretendes prender o teu cabelo, opta por acessórios que não danifiquem os fios, tais como bandas de cabelo de seda como essas da Slip, Flora & Curl e SILKE.

Também recomendamos que cubra o teu cabelo quando o sol estiver no seu auge. Podes simplesmente usar um boné, bandana ou chapéu. Além de proteger os cabelos, isso também pode ajudar a proteger a pele do rosto!

Efeitos do sol nos os cabelos

Podes parecer demasiado enfadonho tomar tantas medias para proteger os teus cabelos do sol. Afinal, o verão é uma estação descontraída. Mas existem motivos muito bons para proteger os cabelos no verão.

Como tudo, não podemos dizer que o sol tem somente efeitos negativos nos cabelos. Um dos efeitos positivos é o crescimento e fortalecimento do cabelo.

A vitamina D, que é produzida no corpo sob a influência dos raios UV, acelera a absorção pelo corpo de cálcio e ácidos gordos, o que leva a um cabelo e unhas mais fortes.

No entanto, isto não significa que possas passar a maior parte do teu tempo ao sol. A exposição excessiva à luz UV tem os seguintes efeitos negativos:

A circulação no couro cabeludo é prejudicada. Pode parecer estranho, pois o sol dá-nos vitamina D e, inversamente, deveria ajudar a acelerar a absorção de vitaminas e minerais. No entanto, a exposição prolongada ao sol reduz o fornecimento de nutrientes aos órgãos em geral e aos folículos capilares em particular.

A camada gorda e a queratina na haste capilar é destruída, o que pode ser preocupante uma vez que 70% do cabelo consiste em queratina. A queratina é rica em enxofre, ferro, cobre, zinco, bem como em vitaminas A, B, C, H e lípidos, mas a luz UV destrói-os e "puxa-os" para fora do cabelo.

O resultado: a perda de volume, flexibilidade e elasticidade, assim como cabelos com mais frizz e quebradiços.

O couro cabeludo também pode sofrer as consequenciais da exposição ao sol, pois as altas temperaturas provocam a libertação de mais sebo, o que pode levar a raízes oleosas, prurido e irritação.

Além de afetar o volume e a textura dos cabelos, assim como a saúde do couro cabeludo, os raios UV também podem desbotar a cor dos fios. Isso vale tanto para a cor natural quanto artificial dos cabelos. Muita exposição aos raios UV deixará os fios alguns tons mais claros e mais baços.

Então, se estás a pensar em mudar a cor dos cabelos antes do verão, pensa duas vezes.

Mantém o teu cabelo saudável e bonito com a LOOKFANTASTIC Portugal!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint