Ir para o conteúdo principal
Dicas

Como limpar as escovas de maquilhagem

Como limpar as escovas de maquilhagem
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza10 meses atrás
View Fernanda Almeida's profile

Como lavar os pincéis de maquilhagem

Os pincéis de maquilhagem são itens essenciais para qualquer amante de maquilhagem, mas até os maiores aficionados podem pecar em um quesito: a limpeza dos pincéis. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas de produtos de limpeza de pincéis maquilhagem e ensinar como lavar os teus pincéis.

Porquê limpar as escovas de maquilhagem?

As escovas são o acessório de maquilhagem mais importante para um look impecável e é essencial limpá-los com frequência. A principal razão é a higiene e a remoção de bactérias. Limpando periodicamente as tuas escovas, assegurará que não existem bactérias que possam levar à irritação da tua pele. A remoção de bactérias também evita que as tuas escovas mofem e estraguem. Mas existem também outras razões.

Ao limpar os teus pincéis, poderá remover os resíduos de produtos que permanecem na escova após a sua utilização. Se não limpá-los, arriscará misturar produtos e obterá cores mal definidas e menos marcantes.

Isso pode ser especialmente inconveniente em relação aos pincéis para os olhos. Se houver algum resíduo de sombra de olhos de uma determinada cor quando quiseres passar outra, não conseguirás obter o efeito desejado. Imagina tentar aplicar aquele tom turquesa perfeito e vibrante, mas ter algum resíduo castanho no teu pincel! O visual certamente não sairá como planejado. E ainda podes acabar danificando as próprias sombras em suas paletas com pigmentos e resíduos indesejados.

Além disso, se usarem produtos em gel ou creme, as cerdas das tuas escovas tenderão a secar se não forem lavadas e podem se danificadas mais facilmente!

Qual o produto de limpeza a escolher?

Agora que ficou bastante clara a importância de limpar os teus pincéis, vamos ao próximo passo: escolher o produto adequado.

A nossa recomendação é usar um produto específico para limpar escovas de maquilhagem. Da mesma forma que usamos produtos diferentes para limpar o rosto, o corpo, os cabelos, as roupas e a casa, devemos usar produto específicos para limpar as escovas de maquilhagem. Esses produtos são eficazes para remover a maquilhagem das cerdas, sem danificá-las, e não causarão irritação à tua pele quando usares os pincéis no teu rosto.

Existem diversas opções no mercado, mas sempre é bom investir numa marca de confiança. Confere aqui algumas opções incríveis que podes encontrar LOOKFANTASTIC:

MAC Brush Cleanser da MAC

Passo a passo de como limpar os pincéis de maquilhagem

Ao seguir estes 4 passos simples, as tuas escovas estarão sempre impecáveis!

  1. Molhar as cerdas com água: podes usar água quente ou fria. Toma cuidado para não molhar também o cabo da escova para evitar que seja danificado.
  2. Aplicar o produto de limpeza: agora começa a ensaboar as cerdas dos pincéis com o produto de tua preferência. Com movimentos circulares, massaja as cerdas da escova para que o produto de limpeza chegue a cada cerda individual.
  3. Enxaguar: assegura-te de que todos os vestígios de sabão são cuidadosamente lavados.
  4. Secar: um passo muito importante para manter a suavidade e integridade das cerdas! Evita usar um secador de cabelo ou outras ferramentas, uma vez que as escovas secam melhor naturalmente e o calor pode danificá-las. Depois de lavar as suas escovas, deixe escorrer o excesso de água e coloque-as num lugar ventilado. Dependendo da escova e do número de cerdas, o tempo de secagem pode variar.

E pronto! Mais fácil impossível!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint