Ir para o conteúdo principal
Dicas

Como combinar a niacinamida com outros ingredientes

Como combinar a niacinamida com outros ingredientes
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

A niacinamida e os outros ingredientes de skincare

Os benefícios da niacinamida fazem com que este ingrediente esteja presente em diversos produtos de skincare. Muito provavelmente, já tens um espaço na tua rotina de skincare para algum produto que contém este ingrediente, mesmo sem ter percebido. Mas sabes como combinar a niacinamida com outros ingredientes para obter os melhores resultados? Conhecer as combinações irá ajudar-te a fazer as melhores escolhas para a tua pele!

Niacinamida e Ácido Salicílico

Esta combinação pode ser uma ótima ideia para quem tem acne. O ácido salicílico é um esfoliante químico que descongestiona a pele e a deixa menos oleosa e com uma textura mais uniforme.

O ácido salicílico é solúvel em óleo, ao invés de água. Isto quer dizer que consegue atuar de forma eficaz na rotina de skincare, devido aos óleos naturais da nossa pele. Assim, este ingrediente consegue penetrar nos poros e atuar em camadas profundas da pele. Por isso, é ótimo para peles oleosas e com acne. Em comparação a outros ácidos, o ácido salicílico também apresenta menor risco de irritação.

O ácido salicílico também tem benefícios indiretos. Ao limpar as camadas profundas da pele, o ácido salicílico acaba também permitindo que a pele absorva outros tratamentos de forma mais eficaz. Ou seja, este ingrediente potencializa os efeitos de outros ingredientes de skincare, incluindo a niacinamida!

Como usar a niacinamida e o ácido salicílico juntos

Para garantir que os teus produtos estão sendo bem aproveitados, o ideal é que haja um espaço de tempo entre a aplicação do ácido salicílico e da niacinamida. A grande questão aqui é o pH dos ingredientes. Estudos mostram que a diferença de pH entre eles pode fazer com que a eficácia deles seja reduzida.

Contornar isso é bastante fácil, porém. Podes alternar os dias em que usas cada produto, algo que também dará a tua pele um descanso. Quem leu o nosso post sobre como usar a niacinamida na rotina de skincare sabe que este ingrediente pode ser usado todos os dias sem problemas. Porém, a pele pode necessitar de uns dias de descanso do ácido salicílico. Alternar os dias do uso dos ingredientes pode ser uma ótima solução.

Se queres usar ambos os ingredientes todos os dias, podes também usar um dos produtos na rotina matinal e o outro na noturna. Se optares por esta alternativa, podes usar o ácido salicílico à noite, quando não estarás exposta ao sol. Também é possível usar os dois ingredientes na mesma rotina, mas neste caso, o ideal é esperar pelo menos 10 minutos entre a aplicação de um ingrediente e outro.

Nacinamida e Ácido Hialurónico

Como o ácido hialurónico ajuda a pele a absorver outros produtos, este ingrediente pode ajudar a tua pele a aproveitar ao máximo a niacinamida. Além disso, a niacinamida pode ajudar a pele a manter a hidratação promovida pelo ácido hialurónico, tornando esta combinação super eficaz para peles ressecadas!

Agora, vale lembrar que oleosidade e hidratação não são a mesma coisa. A pele precisa de sua oleosidade natural, mas ela não deve ser excessiva. Como a niacinamida ajuda a regular (não eliminar) a produção de óleo e o ácido hialurónico promove hidratação, estes dois ingredientes também formam um par ótimo para peles oleosas!

Como usar a niacinamida e o ácido hialurónico juntos

Estes ingredientes podem ser usados juntos sem problemas na mesma rotina, pois não afetam a eficácia um do outro. Podes usar ambos sem nenhum intervalo entre a aplicação de um e do outro. Mesmo o ácido hialurónico sendo, bem como o nome diz, um ácido, este ingrediente também pode ser usado na rotina de skincare matinal, então tens bastante liberdade para escolher como combinar o seu uso com a niacinamida.

Ou seja, além de eficaz, esta é uma combinação fácil de usar!

Niacinamida e Retinol

Assim como a niacinamida, o retinol é um dos ingredientes mais presentes em tratamentos antiageing e para a acne, pois tem resultados comprovados. Apesar da sua eficácia, o retinol pode causar irritação e deixar a pele ressecada. A niacinamida consegue lidar com ambas estas questões ao fortalecer a barreira cutânea, prevenindo o ressecamento e a irritabilidade. Além disso, a niacinamida pode ajudar o retinol a fazer mais efeito!

O melhor de tudo é que a niacinamida e o retinol podem ser usados juntos sem problemas! Além de ser uma combinação bastante potente que não causa efeitos adversos, estes ingredientes não diminuem a eficácia um do outro. Por isso, não é necessário fazer uma pausa entre a aplicação deles.

A renovação celular promovida pelo retinol depende do nível de hidratação da nossa pele, e a niacinamida faz isto! Como os dois ingredientes agem de forma diferente, usar os dois é como atacar uma questão de pele por duas frentes.

Como usar a niacinamida e o retinol juntos

Se fores usar a niacinamida e o retinol juntos, presta atenção aos teus produtos. O produto com uma consistência que será absorvida mais rápida pela pele deve sempre ser aplicado primeiro, independentemente desse produto conter retinol ou niacinamida.

Se não usas nenhum dos dois ingredientes na tua rotina, mas gostarias de começar, o ideal é primeiro incluir a niacinamida. Isto fará com que a tua pele seja fortalecida e preparada para o uso do retinol. Além disso, poderá testar a tua reação à niacinamida.

Niacinamida e Vitamina C

A niacinamida pode ser usada com quase todos os ingredientes de skincare, mas geralmente o uso com vitamina C não é recomendado. A palavra-chave aqui é geralmente. A grande questão é que a vitamina C é um ingrediente que pode sofrer muitas alterações dependendo dos fatores ambientas, como a luz e a temperatura. Precisa ser estabilizado antes de ser incluído em qualquer produto para que não acabe gerando problemas de pele.

Basicamente, é importante escolher produtos com vitamina C de alta qualidade para ter a certeza de que o ingrediente está na condição adequada para a tua pele. Claro, é sempre importante usar produtos de boa qualidade nas nossas peles, independente de terem ou não vitamina C.

Como usar a niacinamida e a vitamina C juntos

Como a niacinamida e a vitamina C promovem grande benefícios para a pele, muitas pessoas querem incorporar os dois ingredientes à suas rotinas. Usar a vitamina C e a niacinamida juntos (em suas formas estabilizadas) não causará nenhum efeito nocivo, mas os efeitos de ambos podem ser cancelados. A questão aqui também é o pH. Ambos podem ser usados, desde que haja um intervalo de tempo entre a aplicação de um e de outro.

Outra solução é usar produtos que contenham ambos os ingredientes. Estes produtos foram formulados para que a eficácia de ambos seja mantida.

Saúde em primeiro lugar

Sempre que decidimos incluir novos produtos em nossas rotinas de pele, o ideal é começar aos poucos, adicionando um produto de cada vez. Após alguns dias, acrescente o próximo produto novo. Desta forma, se algum produto causar alergias ou reações adversas, conseguimos identificar o culpado.

É sempre bom lembrar que mulheres grávidas devem sempre consultar seus médicos antes de usar qualquer produto. O mesmo vale para pessoas com questões de pele crônicas, como psoríase ou rosácea.

Lembra também de seguir as instruções de uso de cada produto e consultar um especialista se tiver qualquer reação adversa.

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint