Ir para o conteúdo principal
Advice

Os Benefícios da Niacinamida Para a Pele

Os Benefícios da Niacinamida Para a Pele
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

Sabes para que serve a niacinamida?

A niacinamida tem diversos usos e pode ajudar com uma grande variedade de problemas de pele:

Se sofres com qualquer um dos problemas listados acima, a niacinamida pode ajudar-te, e muito! Esta vitamina não só ajuda a reverter uma série de danos, como também ajuda a proteger a tua pele de radicais livres.

Esta imensa gama de benefícios para a pele proporcionados pela niacinamida tornam este ingrediente um dos mais importantes da tua rotina de skincare. Além disto, é um ingrediente que pode ser usado durante toda a vida, pois é bom para peles de todos os tipos e idades!

A niacinamida é recomendada para todos os tipos de pele

Por um lado, a niacinamida ajuda a regular a produção de óleo das nossas glândulas sebáceas, o que ajuda a controlar a oleosidade da pele. Por outro, incentiva a produção de ceramidas, um elemento crucial da nossa barreira cutânea que previne a perda de hidratação, ajudando também a contornar peles ressecadas. Além disto, ao proteger a barreira cutânea e a evitar a perda de hidratação, a niacinamida também acaba por aumentar a elasticidade da pele.

O Lucent Facial Concentrate da Aesop é uma ótima opção de sérum a uma pele radiante e hidratada, enquanto o Bedtime Beauty Boost da OSKIA é um excelente hidratante noturno antienvelhecimento.

Niacinamida e acne

Pessoas que sofrem com a acne compreensivelmente hesitam bastante antes de experimentarem produtos e ingredientes novos. O mesmo ocorre com quem sofre com a rosácea. Porém, não precisam se preocupar com a niacinamida. Inclusive, existe a possibilidade deste ingrediente já estar presente na rotina destas pessoas.

A niacinamida é um produto chave no skincare de quem tem a pele acneica. Ajuda a tratar acne existente, reduz a vermelhidão da pele, regula a produção de sebo (evitando o surgimento de novas espinhas) e também ajuda a reduzir as manchas causadas pela acne.

O Daily Greens Oil-Free Gel Moisturiser da Farmacy é um hidratante potente e nutritivo ótimo para peles oleosas e o Normaderm S.O.S Anti-Blemish Sulphur da Vichy ajuda a combater espinhas que possam surgir. A niacinamida também está presente no Vinoperfect Dark Spot Correcting Moisturiser da Caudalie, perfeito para ajudar a combater a pigmentação e as manchas causadas pela acne, entre outras questões de pele.

A niacinamida é segura para peles sensíveis

Este ingrediente não só é seguro para peles sensíveis, como pode ajudar a acalmá-las. Porém, fica atenta à concentração do ingrediente nos produtos, pois concentrações acima de 5% podem causar irritação em peles mais sensíveis. Por sorte, a grande maioria dos produtos contém baixas concentrações de niacinamida.

O Hidratante Toleriane Ultra Overnight da La Roche-Posay proporciona os benefícios da niacinamida até mesmo para as peles mais sensíveis.

Se sofres com qualquer problema de pele, é extremamente importante ser seletivo com os teus produtos e conhecer bem a tua pele. Afinal, o que funciona para outra pessoa, não necessariamente funcionará para ti. Por isso, não deixes de conferir os outros ingredientes dos teus produtos. Além de niacinamida, quais outros ingredientes os teus cosméticos possuem? Por exemplo, para quem tem pele sensível, é importante evitar o uso de produtos perfumados. Então, na escolha de produtos com niacinamida, é importante considerar os outros ingredientes também.

Podes reaplicar a niacinamida durante o dia sem remover a tua maquilhagem

Por estar presente em diversos produtos, a niacinamida também pode ser encontrada em sprays faciais que não só preservam a maquilhagem, mas inclusive podem melhorar o seu aspeto, em especial ao longo do dia. O Glow Mist da Pixi faz justamente isto!

A niacinamida é uma das jóias da coroa do mundo dos cuidados com a pele. Age de forma a prevenir danos futuros, remediar problemas presentes e até mesmo recuperar a pele de danos antigos.

Ou seja, para que serve a niacinamida? Para quase tudo quando o assunto é pele!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint