Ir para o conteúdo principal
Dicas

Os diferentes tipos de pincel de maquilhagem

Os diferentes tipos de pincel de maquilhagem
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza19 dias atrás
View Fernanda Almeida's profile

Quais são os principais tipos de pincéis de maquilhagem para o rosto?

Os pincéis são um dos acessórios de maquilhagem mais importantes de todos. Não podem faltar nos kits de nenhum amante de maquilhagem, dos mais profissionais aos iniciantes.

Os pincéis não só permitem que nós apliquemos os nosso produtos preferidos, mas o tipo de pincel que escolhemos afeta o resultado final do nosso visual.

Com o pincel certo, podes obter um efeito muito mais natural e homogéneo, evitar o desperdício de produto e conseguir uma maquilhagem impecável! Sabes como escolher o pincel adequado? Precisas de uma mãozinha? Nós podemos ajudar! Aqui está o nosso guia super fácil para escovas de maquilhagem.

Porquê não usar somente um pincel de maquilhagem?

Existem diferentes maneiras de aplicar maquilhagem na nossa pele: aplicadores e esponjas de maquilhagem, pincéis e os nossos próprios dedos também! Mas será que não dá para só escolher somente uma coisa? Só usar os dedos, ou esponjas, ou um tipo de pincel? Bem, vamos lá! Poder, até pode. Agora, o resultado vai ficar bom? Aí é outra história…

Para texturas líquidas, em especial para aquela base com aparência super natural de segunda pele, as esponjas são imbatíveis. Mas não são ideais para aplicar as sombras de olhos.

A aplicação de diferentes tipos de maquilhagem, independentemente da textura, simplesmente com os dedos pode ser contraproducente. Espalhar cosméticos no rosto pode tornar-se mais complicado, em primeiro lugar porque não garante a uniformidade e, em segundo lugar, porque desperdiçará muito produto que pode permanecer nos dedos, tanto para texturas em pó como líquidas.

Dois pincéis de maquilhagem com produtos de maquilhagem em pó num fundo preto

Os pincéis, por terem diversos formatos, costumam ser mais versáteis. Encontrarás diferentes tipos para diferentes texturas e tipos de produto. Esta vasta seleção garante realmente uma aplicação precisa e natural.

Cada pincel, qualquer que seja o material das cerda, é especialmente feito para aplicar um tipo de produto, e isso faz muita diferença no resultado final!

É claro, limpar os teus pincéis de maquilhagem é essencial. Agora, sem mais delongas, vamos descobrir todos os tipos de pincéis de maquilhagem!

Guia de escovas de maquilhagem para o rosto

1. Pincel para base

Comecemos pelo pincel mais utilizado por todos: o pincel para base! Este pincel é ideal para aplicar bases líquidas e cremosas. Duas características chave deste acessório: as suas cerdas são muito compactas e a sua forma é plana. Este design torna-o ideal para a aplicação de bases líquidas, pois a sua compacidade não prende o produto e espalha-o impecavelmente sobre a pele. Podes escolher entre uma ponta retangular ou redonda.

Um dica: lembra de fazer movimentos circulares no rosto e dar alguns tapinhas para uma cobertura mais uniforme.

Que tal experimental o 190 Foundation Brush da MAC, ou o Pincel de Base da So Eco.

2. Pincel Kabuki

O pincel Kabuki é origem japonesa e é o acessório ideal para a aplicação de produtos em pó, especialmente bases, mas também pós fixadores, blushes e bronzers. Este pincel tem um cabo muito mais curto do que outros pincéis, e cerdas macias e compactas. Por ser pequena e adequada para aplicar diversos produtos de maquilhagem, este pincel é o parceiro de viagem ideal. É um must-have no teu kit de maquilhagem!

A 3INA Makeup tem um ótimo pincel Kabuki. Também vale conferir o pincel Kabuki da brushworks!

3. Pincel para corretor

A aplicação de corretor é essencial para quem busca uma pele de aspeto perfeito. O corretor é nosso aliado contra as olheiras, espinhas, manchas e outras imperfeições. Os pincéis de corretor são muito semelhantes aos pincéis de base, mas muito menores e cerdas ainda mais compactas. Este pincel assegura uma maior precisão em áreas mais complicadas para alcançar, como a área dos olhos e dos cantos do nariz.

Experimenta o 195 Concealer Brush da MAC, ou o Spot Concealer Brush da Armani.

4. Pincel em Leque, ou Fan Brush

Este pincel de forma curiosa é ideal para a aplicação de iluminadores. As suas cerdas macias e em forma de leque permitem que o iluminador seja  aplicado com precisão e simetria. Recomendamos a sua utilização mais para produtos em pó.

Já conheces o Pincel Holographic Halo da NYX Professional Makeup? E o 184S Duo Fibre Fan Brush da MAC?

5. Pincel para contouring

O principal objetivo da técnica de contouring, ou contorno, é esculpir mais as características faciais com produtos de maquilhagem, criando contrastes de tons mais claros e mais escuros. Um pincel especificamente feito para ajudar a realçar estes contornos vai ajudar (e muito!) no visual final.

Nota que este pincel tem uma forma mais angulada do que outros. Este formato permite tanto a aplicação dos produtos, quando a mistura deles!

Recomendamos que experimente o Contouring Brush da Illamasqua, ou o Angled Contour Brush da Look Good Feel Better.

6. Pincel para blush

O blush é um dos produtos mais usados de maquilhagem, pois ajuda a dar vida e cor ao rosto. O pincel para blush tem uma forma redonda e cónica, com cerdas macias e menos compactas que permitem uma aplicação mais natural do blush. É ideal para blushes em pó, mas também pode utilizá-lo com blushes em creme!

O Pincel de Blusher da Real Techniques e o 129Shs Powder/Blush Brush da MAC são excelentes opções.

Descobre todas as escovas de maquilhagem na LOOKFANTASTIC!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint