Ir para o conteúdo principal
Dicas

Como aplicar perfume corretamente

Como aplicar perfume corretamente
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

A forma certa de usar o teu perfume

A duração do teu perfume irá depender do tipo de perfume escolhido (eau de parfum, eau de toilette, água de Colónia, ou eau fraiche), mas também de como aplicas o produto.

Se aplicares o perfume corretamente, poderás usufruir dele por mais tempo!

Onde aplicar o perfume

Já vistes alguém – na vida real ou num filme – medindo o pulso de outra pessoa com os dedos no lado do pescoço ou pulso? Já reparastes que estes também são os pontos mais comuns para a aplicação dos perfumes? Existe um motivo!

Os pontos de pulsação arterial – os pontos do corpo onde o batimento cardíaco pode ser sentido – têm uma temperatura mais alta. Isto ajuda os perfumes a serem ativados ao longo do dia e se desenvolverem de forma ideal.

Mulher aplicando perfume no pulso

Porém, isto não significa que devemos aplicar o nossos perfumes em todos os nossos pontos de pulsação. Primeiramente, jamais devemos aplicar perfumes nos nossos rostos! Em segundo lugar, queremos tomar cuidado para aplicar os perfumes em uma quantidade que não será enjoativa para nós próprios e nem para os outros.

Por isso, os melhores pontos de aplicação são os pulsos, os lados do pescoço e a dobra dos cotovelos. Também podemos aplicar os perfumes no peito e na dobra dos joelhos, dependendo do que estamos vestindo.

Como preparar a pele para aplicar o perfume

Os perfumes devem ser aplicados quando a pele está limpa, levemente húmida (não molhada), e com a temperatura um pouco mais elevada. Por isso, o ideal é colocar o teu perfume logo após o banho ou duche. Só lembra de secar a pele, ou o perfume não irá fixar corretamente.

Mãos com creme hidratante

Um dos fatores que ajudam os perfumes a fixarem nas nossas peles é o fato de óleos serem atraídos por outros óleos. Óleos aromáticos são os ingredientes mais importantes de qualquer perfume e são atraídos pelos óleos produzidos pelas nossas peles.

Então será que não vale a pena usar um óleo na pele antes de aplicar o perfume? Vale! Apesar de a nossa pele produzir seus próprios óleos, um produto oleoso ajudará o perfume a fixar ainda mais.

Na verdade, pode ser um óleo ou um creme hidratante. Ambos servirão para ajudar o teu perfume a fixar na pele.

Mas atenção: muitos óleos e cremes já tem uma fragrância própria. Enquanto algumas combinações de fragrâncias são ótimas, outras podem não ser tao desejadas. O mais seguro é optar por usar um produto sem fragrância.

Como aplicar perfume nos cabelos

Uma das formas de fazer isso é borrifar o perfume diretamente sobre os fios, mas também podes aplicar na tua escova ou pente antes de escovar ou pentear.

Vale ressaltar que passar perfume nos cabelos não é o ideal para quem tem fios mais secos, pois até o Parfum puro, que tem a menor concentração de etanol, ainda contém álcool. Existem produtos fragrantes à base de óleo ou água, e não álcool. Estes produtos podem ser uma ótima alternativa para quem sofre com os cabelos ressecados.

Como aplicar perfumes nas roupas?

A primeira coisa que precisamos manter em mente é que os perfumes foram feitos para serem aplicados na pele. Ou seja, quando aplicamos perfumes nas nossas roupas, o aroma pode ser um pouco diferente, em especial com o passar do tempo. Porém, podemos sim aplicar perfumes nas nossas roupas. É claro, os perfumes não devem ser usados para substituir uma lavagem, somente para deixar as nossas vestimentas com o nosso aroma favorito.

Se quiseres usar um pouco de perfume nas tuas roupas, toma cuidado para não danificá-las! Lembra sempre que alguns materiais podem manchar. Também, não aplica o perfume logo antes de usar aquela roupa, pois não vais querer usar um traje com marcas de spray.

Dicas sobre como passar o teu perfume

Já vistes alguém aplicando o perfume num dos pulsos e esfregando no outro? Geralmente, as pessoas fazem isto para dividir o perfume entre os dois pulsos ou aquecer ainda mais a região. Porém, isto não é uma boa ideia e pode acabar fazendo com que o perfume dure por menos tempo. O ideal é borrifar o produto na pele e deixá-lo secar.

Mas e os perfumes que não são em spray? Estes podem ser gentilmente massageados nos locais desejados, só toma cuidado para não esfregar demais.

Frascos de perfume em fundo de mármore

É sempre melhor aplicar pouco do que em excesso. Uma maneira de evitar usar muito perfume é borrifar o perfume no ar e depois passar pela nuvem de perfume criada.

Também é importante tomar cuidado na hora de reaplicar o teu perfume, pois nos acostumamos com aromas rapidamente e paramos de senti-los. Por isso, pode ser que o aroma ainda seja bastante percetível para os outros, mesmo se não mais para nós.

Lembra também de cuidar do teu perfume para que não estrague.

Como cuidar do teu perfume

Os perfumes podem, sim, estragar. Por mais que algumas formulações tenham antioxidantes e frascos que os protejam do sol, ainda assim é importante garantir que o teu perfume está guardado de forma correta.

Guarda o teu perfume num lugar com pouca luz e de temperatura amena, pois a luz e o calor irão alterar a composição química do produto. Ou seja, a luz do sol é o pior inimigo que qualquer perfume!

Casas de banho seriam o lugar ideal para os nossos perfume, pois geralmente são mais frescas que o resto de nossas casas. Porém, banhos quentes podem deixá-las muito abafadas.

Uma dica é guardar os perfumes em armários, ou na própria caixa onde vieram.

Agora que já sabes como usar o teu perfume corretamente, é só escolher a tua fragrância favorita na LOOKFANTASTIC!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint