Ir para o conteúdo principal
Dicas

Como obter uma pele limpa e sem manchas

Como obter uma pele limpa e sem manchas
Holly James
Escritor3 anos atrás
View Holly James's profile

Uma pele lisa, sem manchas e de aparência uniforme são os objetivos de qualquer pessoa que segue à risca uma rotina de beleza. No entanto, conseguir o visual naturalmente retocado exige dedicação e uma rotina de cuidados com a pele adequada, especialmente se estiveres a usar uma máscara. Como nenhum de nós é imune a uma ou duas manchas ocasionais e à acne adulta em ascensão, reunimos o que devemos e o que não devemos fazer para criar e manter uma pele limpa.

FAZER

Limpar

Para manter o rosto livre de bactérias, acúmulos e sujidade, lava o rosto duas vezes por dia com um produto de limpeza suave. A limpeza não remove apenas maquilhagem e sujidade, mas também elimina o excesso de oleosidade e permite que outros tratamentos de pele atinjam os poros. Para peles com tendência a acne, opta por um produto de limpeza que contenha ingredientes ativos para ajudar a combater o acúmulo de bactérias, como a Espuma de Lavagem para Limpeza de Acne Clear Start da Dermalogica. Este produto desobstrui os poros e reduz o aparecimento de borbulhas com a ajuda dos seus ingredientes-chave: árvore do chá, lavanda e camélia.

Alternativamente, o Ren Clean Skincare Clarifying Clay Cleanser ajuda a retirar as impurezas dos poros, bem como remover o excesso de oleosidade sem retirar a humidade. O Extrato de Casca de Salgueiro da fórmula ajuda a reduzir o aparecimento de poros, mantendo a pele com um aspeto liso e suave.

Esfoliar

Para além da limpeza, é essencial esfoliar a pele 1 a 2 vezes por semana. A esfoliação ajuda a remover sujidade e acúmulos que possam bloquear os poros e causar novas erupções, assim como remover células mortas da pele, que também podem obstruir os poros e fazer com que a pele pareça opaca e seca. Se preferires um método mais tradicional, usa uma escova de limpeza ou esfrega para limpar os poros de forma suave e eficaz. O Frank Body Original Face Scrub contém Argila Caulim para eliminar bactérias, e café, que atua como um esfoliante físico natural na pele.

O Bálsamo Exfoliante OSKIA Micro é uma fórmula exfoliante cremosa e requintada que foi criado inteligentemente, não só para afastar as células da pele cansada e as impurezas, mas também para nutrir a barreira lipídica e deixar a sua pele macia, radiante e brilhante, com  saúde e vitalidade

Hidratar

Embora possas achar que reduzir a quantidade de hidratante durante uma erupção cutânea para evitar o entupimento dos poros, esta é uma etapa importante que nunca deve ser ignorada! Quando a pele fica seca, é mais provável que produza mais óleo para se manter hidratada, o que pode piorar as coisas. Para evitar aumentar as erupções ou bloquear os poros, aplica um hidratante sem óleo e com ácido hialurónico, como o GLAMGLOW Superwatergel Triple-Acid Oil-Free Moisturiser. Este hidratante é leve e hidrata instantaneamente a pele, contendo Ácido Hialurónico para tonificar a tez e manter a barreira natural da pele com suporte. O hidratante também contém uma Mistura de Triplo Ácido de Ácidos Salicílico, Glicólico e Pirúvico que auxilia no controlo dos níveis de óleo e na prevenção de erupções, mantendo os poros limpos e minimizados.

Usar um creme contra a acne

Formulado especialmente para manchas, um tratamento para acne ou creme para manchas é uma fórmula direcionada que ajuda a reduzir manchas existentes rapidamente e reduz o inchaço e o acúmulo de bactérias. DCL Skincare Spot Therapy é ideal para qualquer pessoa com poros bloqueados; a fórmula contém Ácido Salicílico 2% que desobstrui os poros, para além de uma mistura de ingredientes anti-sépticos e antiestringentes que atuam na redução da vermelhidão e oleosidade e diminuem o tamanho das manchas.

NÃO FAZER

Usar maquilhagem pesada

Embora possas considerar que aplicar maquilhagem para disfarçar as manchas é a melhor opção, é importante escolher os produtos com cuidado para evitar que o problema piore. Ao procurar uma base ou corretor, escolhe produtos sem óleo que não obstruam os poros, mas que dêem uma cobertura total. Misturado com minerais gentis para a pele, o bareMinerals Original SPF15 Foundation é uma fórmula que não obstrui e ajuda a eliminar o excesso de brilho. Como alternativa, a base Luminous Silk da Giorgio Armani é uma fórmula líquida leve e sem óleo que oferece uma boa cobertura para esconder imperfeições sem agravá-las.

Tão importante quanto escolher a base certa, as ferramentas que utilizas para aplicar a maquilhagem podem ter um grande impacto na tua pele. Certifica-te de que os teus pincéis ou esponjas são limpos regularmente para evitar o acúmulo de bactérias que se podem espalhar para o rosto e causar manchas adicionais.

Certifica-te sempre de remover a maquilhagem no final do dia ou antes de fazer exercício físico para evitar que entre e obstrua os poros. Os toalhetes da Clear IT da Skin In Motion Ltd ajudam a limpar eficazmente a pele e a controlar o excesso de oleosidade. Perfeitos para ir de viagem, os toalhetes contêm também Aloé Vera, que ajuda a manter a pele hidratada e suavizada.

Não espremer espinhas

Algo que provavelmente já ouviste um milhão de vezes; não mexas na cara! Espremer as espinhas ou mexer nas manchas pode causar cicatrizes se não for feito corretamente, deixando uma marca vermelha mais permeável, mas também pode espalhar as bactérias do local, bem como adicionar novas bactérias das tuas mãos. Em vez disso, aplica o tratamento escolhido para a acne para reduzir suavemente o tamanho da mancha, bem como um esfoliante eficaz para eliminar as bactérias.

Compra todos os produtos de skincare na LOOKFANTASTIC

Holly James
Escritor
View Holly James's profile
Working with brands at LOOKFANTASTIC for over two years I have developed my knowledge of all things beauty from key skincare concerns to niche makeup tricks and haircare hacks. I have a major passion for finding effective solutions that are easily accessible to everyone so that we can all achieve our best, glowing complexion.
lfint