Ir para o conteúdo principal
Dicas

Escolhendo perfumes: os diferentes tipos de perfume

Escolhendo perfumes: os diferentes tipos de perfume
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

As diferenças entre Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette, Eau de Cologne e Eau Fraiche

As fragâncias são muito amadas ao redor do mundo. Temos uma relação interessante com aromas, pois estes transportam-nos para uma hora, lugar ou lembrança específica. Às vezes, nem sabemos bem do que estamos a recordar, mas as fragrâncias tocam lugares especiais na nossa memória.

Por isso, muitas pessoas não conseguem ficar sequer um dia sem aquele perfume favorito. Mesmo assim, muitos não sabem diferenciar bem os tipos de perfume e ficam na dúvida entre qual escolher. Já falamos aqui no blog sobre as famílias olfativas, mas existe também outra forma de classificação importante que determina se um perfume é um Eau Fraiche ou um Eau de Cologne, por exemplo.

Os diferentes tipos de perfumes

Ao ver perfumes rotulados de Parfum ou Eau de Parfum, por exemplo, muitos de nós não param para pensar na diferença entre os dois. A diferença entre Eau de Parfum e Eau de Toilette também não pode ser tão grande, não é?

A verdade é que estes nomes diferentes dizem algo importante sobre os perfumes. Entender o que está por trás destes nomes nos ajuda a tomar decisões mais espertas na hora de comprar os nossos perfumes!

Aqui, vamos focar em seis tipos de perfume: Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette, Eau de Cologne e Eau Fraiche.

Do que são feitos os perfumes?

Perfumes são compostos de diversos ingredientes. Basicamente, são feitos de óleos aromáticos, etanol e água.

Também podem conter ingredientes para ajudar a reverter os efeitos adversos que altas quantidades de álcool podem causar na pele, solubilizantes (caso os fabricantes queiram reduzir a quantidade de álcool na composição), e ingredientes para preservar o perfume.

Algumas formulações também incluem corantes, mas isto tem uma função meramente estética.

Qual é a diferença entre os tipos de perfume?

Basicamente, a grande diferença entre os tipos de perfume é a concentração de óleos aromáticos que eles contém. Perfumes com concentrações de óleos mais altas tem aromas que duram por mais tempo.

Vale ressaltar também que quanto maior a concentração de óleos, menor a concentração dos outros ingredientes, e vice versa.

O que é um Parfum?

O Parfum é o mais puro dos perfumes, pois contém a maior concentração de óleos aromáticos.

Isto significa que estas são as fragrâncias com a maior duração de todas, podendo durar por volta de oito horas. Também significa que o aroma delas é bastante forte e que sentirás todas as notas do perfume de forma mais imediata e ao longo de toda a sua duração.

Por ter uma concentração de álcool menor, é uma ótima opção para quem tem a pele sensível a este ingrediente. Por outro lado, se a tua pele for sensível aos óleos aromáticos ou se sofres com sensibilidade à cheiros fortes, o Parfum muito provavelmente não é a melhor escolha para ti.

O que é um Eau de Parfum?

O Eau de Parfum tem a segunda maior concentração de óleos dura por volta de seis horas na pele.

O diferença entre o tempo de duração do Parfum e do Eau de Parfum muito provavelmente não causará um impacto tão grande, mas há outro fator de diferenciação (este muito relevante) entre eles.

As notas de topo (ou cabeça) dos Eau de Parfum somem mais rápido, então na verdade são as notas do coração que serão o maior destaque destas fragrâncias!

O que é um Eau de Toilette?

Como podes imaginar, o Eau de Toilette tem uma concentração de aromas menor do que a Eau de Parfum.

Sua composição faz com que dure por volta de quatro horas. Por ser leve, pouco oleosa e com aroma mais suave do que as fragrâncias anteriores, é uma opção ótima para as épocas mais quentes e para o uso diurno.

Porém, quem sofre com sensibilidade ao álcool deve tomar cuidado!

O que é um Eau de Cologne?

Batizada em homenagem à cidade de Colónia, a “água de Colónia” original foi criada por um perfumista italiano que estava vivendo na cidade alemã. Hoje, o termo não se refere mais à este perfume específico, e sim a diversos perfumes com uma concentração de óleos aromático similar.

Esta concentração é menor do que a do Eau de Toilette, então estes perfumes duram bem pouco (por volta de duas horas) e precisam de reaplicados com frequência.

Um fator interessante sobre estes perfumes é que antigamente acreditava-se que tinham propriedades medicinais e que poderiam inclusive proteger as pessoas da peste bubónica!

O que é um Eau Fraiche?

O Eau Fraiche é o tipo de perfume com menor concentração de óleos e tem uma duração de mais ou menos uma hora.

Por mais que isto possa parecer pouco tempo, o Eau Fraiche é ideal para que sofre de sensibilidade aos outros perfumes, para quem deseja uma fragrância subtil e para serem usados em dias quentes.

Qual tipo de perfume deves usar?

A resposta depende das preferências de cada pessoa, assim como a ocasião. Na LOOKFANTASTIC encontrarás opções para todos os gostos. O ideal é que experimentes o perfume em questão para descobrir o que funciona melhor para ti!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint