Ir para o conteúdo principal
Dicas

Niacinamida: Como Usar na Tua Rotina de Skincare

Niacinamida: Como Usar na Tua Rotina de Skincare
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

Como usar a niacinamida

A niacinamida ajuda a tratar uma grande variedade de problemas de pele. Mesmo assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre como incluir este ingrediente nas rotinas de skincare. Como a niacinamida faz parte da composição de vários tipos de produto, basta selecionar quais os produtos que contêm niacinamida que gostarias de adicionar à tua rotina. Inclusive, a niacinamida pode ser usada com outros ingredientes. O ideal é focar em produtos feitos para permanecer na pele, como séruns e cremes hidratantes. Apesar de não ter contraindicações, as grávidas devem consultar os seus médicos antes de usarem.

A niacinamida pode ser usada todos os dias

Produtos que contêm niacinamida podem ser usados todos os dias e noites. Inclusive, isto é o ideal e será muito bom para a tua pele! Ao usar a niacinamida todos os dias, nas rotinas matinais e noturnas, os resultados a longo prazo serão incríveis.

Para o dia, o Vital Hydra Solution Biome Water Cream da marca Dr.Jart+ proporciona uma hidratação intensiva enquanto o hidratante com cor Effaclar Duo+ Unifiant da La Roche-Posay pode tratar a tua pele enquanto proporciona um aspeto mais uniforme instantaneamente. O Rose de Mai Cream da Chantecaille é uma escolha excelente para os que preferirem um hidratante em gel.

Para a noite, podes experimentar o sérum noturno Cápsulas de Noite de Iluminação Avançada Skin Illuminating da Elizabeth Arden, o Creme de Noite Idéalia da Vichy ou, para as peles mais sensíveis, o creme hidratante noturno Toleriane Ultra Overnight da La Roche-Posay.

Os melhores resultados podem ser conseguidos ao alinhar a tua dieta com a tua rotina de cuidados com a pele. Assim, é importante que a vitamina B3 também faça parte da tua dieta. Como os nossos corpos não retêm esta vitamina, precisarás comer alimentos ou suplementos alimentares com a vitamina B3 diariamente. Isto não só ajudará a tua pele, mas a tua saúde de modo geral. Por sorte, a vitamina B3 está presente em vários alimentos, então basta seguir uma dieta equilibrada. Os benefícios de uma dieta saudável vão além da niacinamida e podem levar a uma qualidade de vida melhor e a uma pele mais bonita também!

Cada produto contém uma concentração diferente de niacinamida

Geralmente, a niacinamida é encontrada em produtos de pele numa concentração de 1 a 5%, mas existem produtos que apresentam uma concentração maior. Este é o caso do Niacinamide 10% + Zinc 1% Supersize Serum da The Ordinary, do Skincare Blemish and Pore Refining Serum - 10% Niacinamide + 1% Zinc da Revolution Beauty e do Niacinamide da The INKEY List.

Estas três fórmulas contêm uma concentração de 10% de niacinamida, o que pode assustar muitas pessoas. Esta concentração funciona muito bem para algumas peles, mas deve ser evitada por aqueles que tem a pele sensível. Se sofres de qualquer forma de sensibilidade na pele, o recomendado é que experimentes com concentrações mais baixas. Podes, no futuro, tentar usar produtos com maiores concentrações até descobrires qual é o teu nível de tolerância ou sensibilidade.

Apesar dos efeitos anti-inflamatórios e de redução da vermelhidão da niacinamida, concentrações muito altas para o seu tipo de pele podem causar uma leve irritação e vermelhidão. Porém, é importante salientar que a niacinamida é segura e faz bem para a pele.

O Sérum Premier Cru da Caudalie contém uma concentração mais baixa de niacinamida, enquanto o Sérum Pigmentclar da La Roche-Posay é uma ótima opção para as peles mais sensíveis e o Control Serum da Aesop pode aliviar irritações enquanto combate imperfeições.

Outros produtos com niacinamida

Existem diversos outros produtos com niacinamida, inclusive para a área dos olhos, que é extremamente sensível e delicada. A COSRX, a La Roche-Posay e a Perricone MD oferecem produtos para os olhos com niacinamida perfeitos para a tua rotina diária de skincare.

A niacinamida também pode ser encontrada em produtos para limpar a pele e esfoliantes. Estes produtos acabam por ser removidos rapidamente, mas são absorvidos pela pele e podem servir como uma aplicação complementar de niacinamida.

O The Method: Cleanse Blemish Control da Lancer Skincare manterá a tua pele limpa e saudável, enquanto a Solução BHA Blackhead Power Liquid da COSRX é um ótimo esfoliante que alia a niacinamida a outros ingredientes poderosos para descongestionar os poros e evitar o aparecimento de novos pontos negros.

Também podes optar por outros tipos de produto com niacinamida. Para um tratamento intensivo, experimenta a Máscara Ultimate Nourishing Rice Overnight Spa da COSRX, ou experimenta um protetor solar com niacinamida, como o Advanced Brightening UV Defense SPF50 Sunscreen da SkinCeuticals. Podes também dar à tua pele uma dose extra de hidratação com névoas faciais ao longo do dia, como a Hydrance Mist for Dehydrated Skin da Avène.

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint