Ir para o conteúdo principal
Dicas

Como escolher a cor de batom certa para ti

Como escolher a cor de batom certa para ti
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

A melhor cor de batom para ti

Já falamos aqui no blog da LOOKFANTASTIC sobre os diferentes tipos de batom, como aplicar o teu batom corretamente e como criar o aspeto de lábios volumosos com a maquilhagem.

Hoje, vamos falar sobre como escolher a cor certa de batom para ti!

Tudo depende da tua coloração, como cor de pele, olhos e cabelos. Portanto, há muito a considerar, mas não te preocupas porque temos as respostas! Pronta para descobrir a tua nova cor de batom favorita?

Batom para quem tem pele clara

Tens a pele de cor clara e pálida? Então presta bastante atenção à cor dos teus cabelos na hora de escolher uma cor de batom! Se tiveres pele e cabelos claros, recomendamos tons cor-de-boca ou rosados. Se preferires algo um pouco mais extravagante, também podes optar por tons alaranjados ou um vermelho-coral.

Basta tomar atenção para não escolheres cores muito escuras que contrastem muito com a tua pele clara.

Agora, se tens a pele clara e os cabelos escuros, as mesmas regras podem ser aplicadas. Porém, aqui está uma dica: que tal experimentares com o aspeto da Branca de Neve? Pele clara, cabelo escuro e lábios vermelhos dão um ar sedutor!

E para as ruivas, tons castanhos e alaranjados ficam lindos!

Color Sensational Lipstick Matte Nude da Maybelline

Batom para quem tem pele de tons bronzeados

Para este tipo de pele, o cabelo tende a ser mais escuro, geralmente variando entre o loiro escuro ao castanho médio. De um modo geral, os tons mais escuros são uma boa escolha aqui.

Opta por cores que contenham mais pigmentos vermelho do que azuis. Os tons de caramelo ou nougat são opções certeiras, mas há também alternativas mais marcantes para as mais aventureiras! Tons de bagas ou rosa vivo ficarão muito belos!

Revolution Pro Rockstar Hydrating Shine Lipstick da Revolution

Batom para quem tem pele de tons mais escuros

Geralmente, pessoas de pele mais escura também tem cabelos e olhos mais escuros. A regra básica é: cores opacas. Por isso, afasta-te dos batons cintilantes, em especial os que tenham partículas prateadas.

Apesar de belas, essas tonalidades podem fazer com que a tua pele pareça cansada e ressecada. Da mesma forma, desvia dos batons com pigmentos azuis (e não chega perto dos batons violeta!). Em vez disso, opta pelo castanho chocolate e outros tons mais quentes.

Para um look glamoroso, tenta tons de cereja ou de vinho. Acredita, esses tons ficarão belíssimos!

Colour Elixir Velvet Matte Lipstick with Oils and Butters da Max Factor

Então já sabes quais cores de batom procurar para o teu tom de pele! Mas e a cor dos olhos?

Batom para quem tem olhos azuis

Uma vez que o azul é uma cor fria, os batons de tons frios e pigmentos azuis são ideais. Experimenta com tons rosas e vermelhos que tenham pigmentos azuis e acabamentos mate ou brilhantes.

Retro Matte Lipstick - Ruby Woo da MAC Cosmetics

Batom para quem tem olhos verdes

Para olhos verdes, o lema é: cores quentes! Tons quentes farão os teus olhos brilharem. Escolhe um vermelho alaranjado, pêssego ou um tom de ameixa quente.

Batom West Coast Sunset da Antipodes

Batom para quem tem olhos castanhos

Os olhos castanhos serão realçados por tonalidades malva! O teu look ficará especialmente belo se também experimentares com uma sombra de olhosnude.

Must-Have Mattes Lipstick da NARS (na cor Hot Kiss)

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas! Recomendamos alguns batons aqui neste post, mas podes encontrar muitos outros para experimentar aqui na LOOKFANTASTIC. E lembra sempre, o mais importante é que fiques feliz, então mesmo que o teu batom favorito não se encaixe no teu perfil de cor de pele ou de olhos, usa-o assim mesmo!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint