Ir para o conteúdo principal
Dicas

Como aplicar o batom: um guia passo a passo

Como aplicar o batom: um guia passo a passo
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

Como aplicar o batom corretamente

Já falámos aqui no blog sobre os muitos tipos diferentes de batom no e demos conselhos sobre qual a consistência que melhor se adequa a ti. Agora vamos falar sobre como preparam os teus lábios para a aplicação do batom. Sabes como aplicar a maquilhagem da forma correta para que a cor dure o máximo de tempo possível? Hoje vais ficar sabendo!

Confere o nosso guia passo a passo para não ter mais dúvidas!

Passo 1: Preparar os teus lábios para o batom

A chave para uma aplicação de batom bonita é uma preparação adequada! Por mais tentador que seja aplicar imediatamente o teu batom preferido, há alguns passos que deves tomar antes para que a aplicação do batom seja perfeita.

Independentemente do produto labial escolhido – seja um batom líquido ou um batom clássico – as células secas e mortas da pele devem ser removidas de antemão para que o teu batom fique no lábios de forma bela. Por isso, esfoliar os lábios é deve ser o primeiro passo da tua aplicação de batom!

Recomendamos o lip scrub da marca vegan e cruelty-freeBarry M Cosmetics. Este esfoliante labial não só cheira maravilhosamente a hortelã-pimenta, mas também é enriquecido com grandes ingredientes como a vitamina E, o azeite de oliva e os óleos de jojoba e abacate. Com preço acessível e uma variedade de outros sabores, este é um must-have no kit de qualquer amante de batons!

Usar um produto feito para esfoliar os lábios é a solução ideal, mas se não tiveres um à mão, podes usar uma escova de dentes para remover os flocos de pele seca.

Qualquer esfoliação deve ser feita com um toque leve para não machucar a pele. Então, qualquer o método de esfoliação escolhido, vá com calma!

Passo 2: Hidratar os Lábios

O passo seguinte é aplicar um hidratante labial. Nós adoramos o Sugar Coconut Hydrating Lip Balm da fresh. Além de super hidratante, o aroma de coco é uma delícia!

Passo 3: Aplicar o resto da tua maquilhagem antes de passar para o batom

Isso mesmo! Agora que os teus lábios estão preparados, o melhor é esperar um pouquinho antes de passar o teu batom. O hidratante, apesar de muito importante, ainda vai estar muito escorregadio e isto fará com que o teu produto labial saia com facilidade. A melhor forma de esperar é continuar passando o restante da tua maquilhagem: primer, base, corretor, máscara de pestanas... tudo o que o teu coração desejar!

Assim, darás chance dos produtos de cuidados labiais serem absorvidos. Se terminares de aplicar o restante da tua maquilhagem, mas os teus lábios ainda estiverem muito escorregadios, podes remover (gentilmente) o excesso do hidratante com um lenço de papel. Agora, os teus lábios estão prontos para a aplicação do batom!

Mulher com batom vermelho, óculos escuros e lenço na cabeça
Passo 4: Delinear os lábios

Existem muitas formas de se aplicar o batom, mas para conseguires um look perfeito, o primeiro passo é usar um delineador labial.

O delineador labial serve para dar mais definição ao formato da boca, mas também podem dar a aparência de maior volume aos lábios. Além disso, também podem ajudar o teu batom a durar por mais tempo!

Como delinear os lábios

Mas como é que se delineia os lábios?

  1. Desenha um X no centro do teu lábio superior. Podes fazer isto desenhando os traços do X a partir dos picos do teu arco de cupido, de forma que o V entre os picos do arco de cupido seja delineado e que os traços do X se encontrem de forma simétrica no centro do lábio superior.
  2. Corre o teu delineador ao longo da parte de cima do teu lábio superior. Começa de uma ponta do X até um dos cantos da boca e faz o mesmo com o outro lado. Aqui, o teu lábio superior já estará com o delineado pronto!
  3. Desenha uma linha curta no centro do teu lábio inferior para servir de base. Se quiseres, pode desenhar testa linha levemente abaixo da linha do teu lábio para dar a impressão de maior volume.
  4. Do um dos lados da linha, corra o delineador até um dos cantos da boca e faz o mesmo do outro lado.

Com os lábios delineados, basta aplicar o teu batom! Naturalmente, a escolha do lipliner e do batom é muito pessoal, mas o que poderia ser melhor do que um kit de lábios que inclui tanto o delineador de boca quanto um batom perfeitamente combinados? Aqui estão algumas opções que podes encontrar na LOOKFANTASTIC!

Mega Last High Shine Lipstick and Color Icon Lip Liner Duo da wet n wild

Matte Me Up Metallic Lip Kit da Barry M Cosmetics

Como fazer o batom durar mais tempo?

Primeiramente, se quiseres que o teu batom dure o máximo de tempo possível, opta por uma consistência mate.

O ideal é que optes por um batom líquido. No entanto, há um truque extra que podes usar para garantir que, independentemente da consistência do batom, a cor dos teus lábios estará bem protegida!

Basta usar um pó fixador translúcido do teu kit de maquilhagem – sim, é isso mesmo! Isto pode soar um pouco estranho, mas um setting powder assegurará que o teu batom ficará no lugar.

É realmente importante que escolhas um batom mate para este truque, pois o pó irá criar um aspeto empelotado sobre um batom líquido ou um gloss.

Algumas pessoas aplicam o pó diretamente nos lábios com os dedos, sobre o batom. No entanto, recomendamos que experimentes o método do papel.

É bastante simples: basta pegar um quadradinho de papel higiénico e colocar sobre os teus lábios (já com o batom da tua escolha). Pressiona o papel sobre os lábios de forma gentilmente até que consigas ver o formato da tua boca através do papel. Com um pincel, aplica uma camada leve de pó translúcido em cima do papel. Depois, remove gentilmente o papel dos lábios. Algumas pessoas gostam de aplicar mais uma camada de batom depois disto, mas isso não é obrigatório para o truque funcionar.

O papel higiénico é poroso, o que permite que o pó seja aplicado nos lábios, mas evita que seja aplicado em excesso. Por isso, é importante que o papel seja bem fino.

Pó Solto Fixador Hyaluronic Hydra-Powder da By Terry

Agora sabes tudo o que precisas para aplicar os teus batons perfeitamente!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint