Ir para o conteúdo principal
Tendências

K-Beauty: Os Segredos da Pele Coreana

K-Beauty: Os Segredos da Pele Coreana
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

Uma Introdução à Cosmética Coreana

A cultura pop coreana inundou a Internet nos últimos anos. Conquistou fãs ao redor do mundo e passou de um nicho para algo mainstream. Com a difusão de programas de televisão e música da Coreia do Sul, muitas pessoas passaram a interessar-se também por outros aspetos da cultura coreana, inclusive a cosmética coreana. Hoje, a K-Beauty, como é popularmente conhecida, está em todos os lugares.

A K-Beauty não é só para os fãs de K-pop e K-dramas. Também não é só para pessoas de certa faixa etária, tipo e tom de pele, e nem condição financeira. Afinal, é toda uma cultura de beleza que pode ser adaptada para cada um.

Mas afinal, o que é a K-Beauty?

A K-Beauty vai muito além dos produtos coreanos de cuidado com a pele e maquilhagem. É toda uma filosofia de beleza enraizada na cultura do país. A aparência física tem enorme importância social na Coreia do Sul e isso faz com que haja grande esforço por parte das pessoas para se enquadrar nos padrões.

Quando o assunto é pele, o objetivo é manter uma aparência jovial. Podes pensar que isso não é tão diferente de outros países, mas a forma na qual isso se dá é bastante diferente do que estamos acostumados na Europa, por exemplo.

Primeiramente, enquanto em muitos países europeus as pessoas gostam de se bronzear, a proteção contra o sol é uma prioridade na rotina de beleza coreana. Além disso, os coreanos de modo geral buscam uma pele de aspeto orvalhado, quase molhada, diferente de padrões que buscam matificar a pele por acharem que o brilho excessivo é sinal de sujidade.

Na Europa, de modo geral, concentramo-nos mais em melhorar a nossa aparência com o poder da maquilhagem, mas o objetivo da beleza coreana é melhorar a pele, criando uma base perfeita a partir da qual se possa aplicar a maquilhagem. Para os coreanos, a maquilhagem é uma ferramenta importante, mas a prioridade é ter uma pele bem cuidada.

Korean Skincare: Os Produtos Coreanos de Cuidados com a Pele

Com um foco tão grande em skincare, não é surpresa que os produtos coreanos de cuidados com a pele precisem estar à altura dessas demandas. Portanto, por mais que a cultura pop coreana tenha alavancado a fama dos produtos coreanos, a sua popularidade vai muito além disso. Eficácia é a palavra-chave.

Os produtos coreanos de skincare são populares porque funcionam. São feitos com ingredientes cuidadosamente selecionados, puros e, o que é mais importante, de origem natural. Estes incluem aloé vera rica em vitamina E, peptídio de veneno de cobra com um forte efeito anti-envelhecimento, muco de caracol para hidratação e firmeza, bem como ouro, pérolas e prata, que têm muitas propriedades benéficas e ajudam a rejuvenescer a pele.

Devido à forte competição no mercado, os fabricantes coreanos de cosméticos tentam acompanhar tanto os seus concorrentes nacionais quanto internacionais. Por isso, oferecem uma vasta gama de produtos a um preço acessível. Pelo mesmo motivo, também há bastante inovação no mercado.

Dentre os produtos de skincare coreanos, podemos encontrar as famosas sheet masks. A variedade é enorme, por isso existem sheet masks para qualquer tipo de pele.

Ter os melhores produtos é só metade do caminho. Esses produtos precisam de estar inseridos numa rotina de beleza eficiente.

É bastante comum lermos que a rotina de beleza coreana é composta por dez (ou mais) passos. Isso pode parecer excessivo, demorado ou intimidante, mas vamos desmistificar isso um pouco.

Em primeiro lugar, as rotinas matinais e noturnas são diferentes. Alguns desses dez passos são exclusividade das rotinas matinais ou noturnas. O uso do protetor solar, por exemplo, é parte somente da rotina matinal.

Em segundo lugar, é importante mencionar que não se seguem todos os passos todos os dias. Alguns passos são executados duas ou três vezes por semana, como a esfoliação.

Em terceiro lugar, o estilo de vida coreano é, de modo geral, rápido, particularmente nas cidades grandes. Esses 10 passos não demandam tanto tempo assim, em especial quando se adquire a prática. Além disso, esse tempo é bem utilizado em algo que traz benefícios.

Korean Makeup: A Cultura de Maquilhagem na Coreia do Sul

Como em qualquer país, existem looks de maquilhagem coreanos mais leves ou mais pesados e para o dia ou para a noite.

De modo geral, existe uma preferência por um aspeto mais natural. Isso não quer dizer que maquilhagem não seja popular na Coreia do Sul. Muito pelo contrário! Maquilhagem é bastante popular lá, assim como na Europa, mas a abordagem é diferente.

Existem diferenças na forma como a maquilhagem é aplicada e o efeito desejado. Como mencionado acima, as coreanas preferem que a pele tenha um aspeto mais brilhante e molhado. Isso quer dizer que evitam o efeito mate excessivo. Porém, às vezes elas também tentam diminuir o brilho na zona do nariz.

Em termos de blush, as coreanas tendem a aplicar o produto mais no centro do rosto, aonde haveria um rubor natural, ao invés de no osso da maçã do rosto, como é comum na Europa.

Há também uma predileção por tons mais claros de sobrancelhas, pois na K-Beauty isso cria uma aparência mais jovial. Por isso, é comum que se aplique um gel de sobrancelha alguns tons mais claros que o dos cabelos.

Uma das marcas coreanas mais famosas é a TONYMOLY que, além de produtos de skincare também tem alguns dos produtos de maquilhagem mais fofos do mercado.

Estes são somente alguns dos segredos das coreanas para conseguirem uma aparência natural, limpa, saudável e jovem.

 

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint