Ir para o conteúdo principal
Dicas

O guia completo sobre o retinol

O guia completo sobre o retinol
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

Tudo o que precisas saber sobre o retinol

Entre os muitos produtos e ingredientes maravilhosos de skincare, um continua a aparecer pelas suas numerosas propriedades e resultados eficazes: o retinol!

Durante anos, os retinóides têm sido elogiados tanto por dermatologistas como por amantes de skincare por suas propriedades antienvelhecimento incrivelmente eficazes. Os retinóides podem ser usados para uma grande variedade de objetivos, desde reduzir as linhas finas até tratar a acne.

Hoje, vamos falar como usar o retinol e como usá-lo com outros incríveis ingrediente de skincare.

O que é o retinol?

O retinol é um retinóide. Os retinóides são derivados da vitamina A e podem ser encontrado não só em produtos de cuidados com a pele, mas também em suplementos alimentares, por ter diversos usos estéticos e para a saúde.

Alguns retinóides são muito fortes e só podem ser comprados com prescrição médica, mas o retinol está disponível numa grande variedade de produtos para a pele que podemos usar sem o acompanhamento médico.

O que o retinol faz?

De modo geral, o retinol promove a renovação celular na pele, o que promove um aspeto mais rejuvenescido. Também promove a produção de colagénio e ajuda a combater os radicais livres, melhorando a aparência e a saúde da pele.

Pode ser usado para tratar: linhas finas e rugas, poros obstruídos, cicatrizes e manchas de pele, textura irregular e acne.

O retinol atua principalmente na segunda camada da pele, mas também tem efeitos na camada superior, promovendo uma esfoliação química.

Aqui na LOOKFANTASTIC, encontrarás os melhores produtos com retinol, como o Sérum com Retinol 0,5% em esqualeno da The Ordinary e o Retinol B3 an Anti-Ageing Serum for Sensitive Skin da La Roche-Posay.

Cuidados ao usar o retinol

Apesar de seus muitos efeitos benéficos, o retinol deve ser usado com cuidado. A pele fica muito sensibilizada com o uso do retinol, especialmente no começo do tratamento. Isso pode ser ainda pior para quem tem já tem a pele sensível, mas é comum para todos os tipos de pele. Por isso, é muito importante usar um bom protetor solar.

É importante ressaltar que não é apropriado para mulheres grávidas. Também, não é indicado para quem sofre com outros problemas crónicos de pele (como a rosácea, psoríase ou eczema).

Como usar o retinol?

O retinol deve ser aplicado sobre a pele limpa, porém seca. Após a aplicação, espera uns minutos antes de aplicar o teu próximo produto de skincare. Esse produto pode ser outro sérum, por exemplo, ou o teu creme hidratante.

Podes usar o retinol no rosto inteiro?

Sim, porém isso vai depender muito do produto em questão, e também da tua própria pele. Alguns, por exemplo, podem ser aplicados na área dos olhos e outros não. Sempre confere as orientações dos teus produtos.

Quando começares a usar um retinol, começa nas áreas menos sensíveis, como a testa, para ver com a tua pele vai reagir.

Podes usar o retinol todos os dias?

Sim! Inclusive, assim verás os resultados de forma mais rápida. Porém, se estás começando a usar o retinol, é uma boa ideia começar aos poucos. Como falamos acima, esse ingrediente é extremamente sensibilizante, por isso experimentas usar dia-sim, dia-não para descobrir a reação da tua pele ao produto.

Com qual idade deves começar a usar o retinol?

Podes começar a usar o retinol na casa dos 20 ou 30. Engana-se que pensa que o retinol é somente para peles maduras. O uso de retinol pode ajudar não só a combater os sinais de envelhecimento, mas também pode preveni-los. Além disso, também trata outros problemas de pele.

É melhor usar o retinol de manhã ou à noite?

O ideal é usar o retinol somente à noite, pois esse ingrediente aumenta (muito) a sensibilidade da pele. Os efeitos são extremamente benéficos, mas é muito importante lembrar de proteger a tua pele. E mesmo usando o teu retinol somente à noite, não esqueças do protetor solar de manhã!

Podes usar o retinol com um hidratante?

Diriamos que não só podes, como deves! Um creme hidratante irá minimizar a sensação de ressecamento e irritação que o retinol pode causar. Para certificar-te que a tua pele absorveu completamente o retinol, espera pelo menos uns 20 minutos antes de aplicar o teu hidratante. Algumas pessoas também gostam de aplicar o hidratante antes do retinol (e outra antes e depois), e isso também é uma opção. Só fica atenta, pois um hidratante pode ser oclusivo e dificultar a penetração do retinol na pele.

Como a pele ficará sensível com o uso do retinol, recomendamos o uso de hidratantes de alta qualidade, como o Creme Hidratante Hydrance da Avène ou o CeraVe Moisturising Cream da CeraVe.

O que acontece se deixares de usar o retinol?

Nada de mais, somente deixarás de usufruir dos benefícios à longo prazo do retinol. A tua pele não será danificada e não sofrerás um impacto negativo, então não precisas ter medo.

É claro, terás mais benefícios se continuares usando o retinol.

Como usar o retinol com outros ingredientes

Ok, o retinol é ótimo, mas também existem outros ingredientes muito bons para a tua pele. Como combinar o teu retinol com outros ingredientes?

Retinol e a vitamina C

A vitamina C, assim como o retinol, é um ingrediente extremamente poderoso. Embora os dois combinem bem, não devem ser misturados. O retinol é à base de óleo e vitamina C à base de água, o que significa que não aderem bem à pele quando utilizados ao mesmo tempo.

Para usar o dois, opta por usar o retinol à noite e a vitamina C de manhã.

Retinol e a vitamina E

A vitamina E é regeneradora e nutritiva. É um antioxidante que é facilmente absorvido pela pele e protege-a de danos dos raios UV. Já que o retinol pode ressecar a pele e deixá-la mais sensível ao sol, que tal incorporar a vitamina E a tua rotina também?

Além disso, a vitamina E e a vitamina A (da qual o retinol é derivado) têm propriedades semelhantes, o que torna esta combinação extremamente eficaz quando se trata de reduzir linhas finas e dar à pele uma textura uniforme.

Retinol e o ácido hialurónico

O ácido hialurónico é conhecido pelas suas propriedades incrivelmente hidratantes e combiná-lo com o retinol não só é permitido, como é uma ideia fantástica. Aqui no blog da LOOKFANTASTIC já falamos sobre como usar o ácido hialurónico e o retinol juntos, então recomendamos que vá no nosso post para saber mais detalhes!

Retinol e a niacinamida

A niacinamida tem efeitos semelhantes ao retinol e é ótima para dar à pele uma cor e textura mais uniforme, além de também reduzir o aspeto das linhas finas. Já falamos aqui no blog sobre os benefícios da niacinamida, então não deve ser surpresa para ninguém o quanto nós gostamos desse ingrediente de skincare!

E então, estás pronta para incorporar o retinol na tua rotina?

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint