Ir para o conteúdo principal
Cabelos

Qual é a melhor mascara da Shea Moisture?

Qual é a melhor mascara da Shea Moisture?
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

Se estás em busca de uma máscara capilar para ti, mas não sabes qual escolher, estás no sítio certo. Hoje em dia, temos muitas opções de máscaras. A lista é aparentemente interminável e ficamos sem saber qual escolher. Isto é especialmente verdade para raparigas com cabelos encaracolados, que precisam de maiores cuidados.

A marca Shea Moisture tem uma game enorme de produtos para todos os tipos de cabelos. Apesar do seu sucesso mundial, a marca teve um início humilde, fundada pela adolescente Sofi Tucker em 1912, num mercado de sua aldeia na Serra Leoa. Com mais de cem anos de experiência, a marca tem sido desde então admirada em todo o mundo por ingredientes totalmente naturais e fórmulas ultra hidratantes. Oferecendo enormes volumes, fórmulas sem sulfatos e potentes fórmulas botânicas, as máscaras da Shea Moisture têm tudo o que se poderia desejar.

A grande dificuldade escolher só uma. Uma das nossas especialistas em produtos de beleza decidiu realizar uma “Batalha das Máscaras” com quatro máscaras da Shea Moisture para encontrar a sua favorita.

Qual é a melhor máscara de cabelo para mim?

Escolher uma máscara sem saber o teu tipo de cabelo é como tentar encontrar uma agulha num palheiro, vendada.

Antes de escolher uma das muitas máscaras capilares disponíveis aqui na LOOKFANTASTIC Portugal, é preciso descobrir o teu tipo de cabelo.

O tipo de cachos, porosidade e textura determinam quais produtos irão funcionar para ti. Se tens cabelos finos, precisarás de um produto leve e cremoso, com uma consistência de fácil absorção.

Por outro lado, cabelos mais espessos precisam de máscaras mais grossas.

Embora as consistências ricas sejam ótimas para cabelos secos ou danificados, não farão muito para fios finos ou de baixa porosidade. A textura rica apenas se sentará em cima dos folículos, sem muito efeito.

Por isso, é importante conhecer o teu cabelo para não desperdiçar o teu dinheiro.

Dicas sobre como usar as máscaras de cabelo

Antes de falarmos das máscaras, respondemos a algumas das questões comuns em torno do uso das máscaras de cabelo.

1. Pode deixar uma máscara nos cabelos por muito tempo?

Sim! Embora as indicações possam dizer que a máscara necessita apenas de alguns minutos, algumas pessoas deixam o produto nos cabelos durante algumas horas, ou mesmo durante a noite. Ao deixar a máscara durante mais tempo, estás a dar mais tempo ao teu cabelo para absorver o produto e os seus benefícios.

Se tens mais tempo nas tuas mãos, porque não amplificar os efeitos da tua máscara?

2. Com que frequência se deve usar máscaras capilares?

Se tens cabelos muito cacheados, deves usar uma máscara todas as semanas. Isso pode parece muito no início, mas notarás realmente a diferença. Os cabelos muito cacheados são mais secos e mais propensos a danos do que qualquer outro tipo de cabelo, por isso precisam de atenção especial.

Mais sedentos do que um peixe numa sauna, os tipos de cabelo texturizados anseiam por humidade. Como um copo alto de água, as máscaras podem dar ao teu cabelo a hidratação que merece.

Se o teu cabelo não for tão cacheado, podes usar as máscaras com menos frequência, mas todos os cabelos podem ser beneficiados por um condicionamento.

3. Lavar os cabelos antes ou depois da máscara?

A ordem em que utilizas os teus produtos é muito importante, e muitas pessoas enganam-se. Aplica a máscara após o teu champô, mas sempre antes do teu condicionador. Se apenas adicionar a máscara no final da tua rotina habitual de lavagem do cabelo, estás a fazê-lo de forma errada.

Os champôs abrem as cutículas capilares e os condicionadores fecham-nas. Para que a tua máscara possa fazer efeito, precisa ser capaz de entrar no folículo capilar. A máscara será mais eficaz quando usada depois do champô, porque há um caminho claro para dentro da cutícula.

A Batalha da Máscaras:

A primeira mascara é…

…a Shea Moisture Manuka Honey and Mafura Oil Intensive Hydration Hair Masque!

Ideal para:

  • Cabelos altamente porosos
  • Cabelos secos
  • Cabelos danificados

Consistência

A nossa especialista adorou essa máscara. Pode sentir e cheirar o Óleo de Coco, dando à máscara uma consistência quase espumosa. Com textura semelhante a de um soufflé, a textura sentia-se rica e leve ao mesmo tempo. Fácil de aplicar, facilitou desembaraçar os fios. Uma vez no cabelo, parecia uma manteiga, nutrindo os cabelos.

Aroma

Esta foi a máscara com o aroma favorito da nossa especialista. Mesmo depois de o ter lavado, o seu cabelo manteve a fragrância rica, natural e doce, e as pessoas comentaram como era agradável.

Experiência

A nossa especialista relatou que nunca sentiu os cabelos tão macios. Mesmo depois de ter sido lavado, os seus cachos pareciam ter óleo de coco. Na fotografia abaixo, ela tinha lavado a máscara mas ainda não tinha colocado nenhum outro produto no seu cabelo.

Ela ainda relata que, normalmente, o seu cabelo fica seco e frisado sem produto, mas depois desta máscara de tratamento VIP, os seus fios estavam verdadeiramente hidratados. Os cachos tinham-se formado e não estavam com frizz – ela ficou verdadeiramente espantada.

Máscara Shea Moisture Antes

Depois da máscara, o seu cabelo parecia responder melhor que o habitual aos seus cremes. A máscara amplificou cada passo da sua rotina capilar, secando com excelente definição. Como se pode ver na imagem abaixo onde o seu cabelo está 100% seco, os seus cachos parecem cheios e hidratados. Esta máscara a deixou extremamente impressionada.

Máscara Shea Moisture Depois

A segunda mascara é…

…a Shea Moisture African Black Soap Bamboo Charcoal Masque!

Best for:

  • Cabelos altamente porosos
  • Cabelos danificados por calor ou tratamento químicos

Consistência

Esta máscara tem uma consistência espessa, quase pesada. Embora isto seja ótimo para cabelos com alta porosidade ou secos que anseiam por humidade, se for de baixa porosidade – é melhor optar por algo mais leve.

Aroma

Infuso com um aroma delicado e natural, a fragrância é potente sem dominar os seus sentidos.

Experiência

Repleta de ingredientes poderosos, esta fórmula é ótima para restaurar a saúde e a hidratação dos fios danificados. Quando a nossa especialista usou esta máscara, deixou-a nos fios durante três horas antes de a lavar. Apesar da consistência espessa, o produto tinha muito escorregamento, especialmente para uma máscara, tornando-o suficientemente bom para desembaraçar o cabelo. Em seguida, ela prendeu os cabelos numa trança para deixar os fios absorverem todas as boas propriedades da máscara.

Depois de lavar a máscara, ela secou os cabelos com uma toalha de microfibra, e os cabelos ainda estavam macios. Ela sentiu que os cabelos estavam menos hidratados do que geralmente estão quando ele usa alguma máscara, porém achou que os cabelos estavam menos pesados e com maior volume.

A terceira mascara é...

…a Shea Moisture Jamaican Black Castor Oil Strengthen Restore Treatment Masque!

Ideal para:

  • Cabelos com baixa porosidade
  • Cabelos finos

Consistência

Leve e arejada, esta máscara tem uma consistência é quase fofa. A textura verdadeiramente level e rapidamente absorvida, tornando-a ótima para tipos de cabelo de baixa porosidade e mais finos. Graças a esta consistência, o produto é muito fácil de aplicar, o que ajuda a desembaraçar os fios sem causar danos.

Aroma

No início, o aroma era um pouco forte demais, o que deixou a nossa especialista um pouco desconfortável, mas os resultados mais do que compensaram. Incrivelmente tropical, a fragrância era dominada pelo fruta-do-dragão.

Experiência

A nossa especialista ficou surpresa com esta máscara. O seu cabelo parecia manteiga quando lhe tocava, super macio e cremoso. Mesmo depois da lavagem, os cabelos estavam macios como se tivesse produto neles.

A quarta e última máscara é…

…a Shea Moisture Raw Shea Butter Deep Treatment Masque!

Ideal para:

  • Cabelos altamente porosos
  • Cabelos danificados por calor ou tratamento químicos

Consistência

Ótimo para cabelos de alta porosidade ou desidratados, o creme é rico e espesso, em vez de húmido e fino. É uma das máscaras mais espessas que a nossa especialista já usou, com uma textura que ela compara com a da manteiga em barra. Apesar da sua espessura, o seu cabelo absorveu a máscara, que alimentava os fios em vez de escorregar.

O único problema com a textura era a falta de escorregamento, o que tornava mais difícil desembaraçar os fios, necessitando que os cabelos já tenham tido desembaraçados antes da aplicação da máscara.

Se o teu cabelo é pouco poroso ou muito fino – esta não é a máscara para ti. Como é tão espesso, vai apenas permanecer em cima dos fios e não irá penetrar nos folículos com facilidade.

Aroma

Natural, rico, fresco e doce.

Experiência

A nossa especialista tem usado esta máscara há muito tempo e realmente notou os benefícios a longo prazo. Os seus cabelos sentem-se mais fortes e parecem mais compridos. Quando ela não usa a máscara com regularidade, ela relata sentir os cabelos ressecarem mais rapidamente.

Este é o Santo Graal dos cuidados capilares. Depois de ter pintado os cabelos, este produto é o seu favorito, ótimo para restaurar a humidade. Repleto de nutrientes, a fórmula proporciona um tratamento profundo, nutrindo a haste capilar e fixando a humidade. Mesmo depois de lavado, o cabelo parece estar revestido de hidratação, visivelmente mais suave e hidratado.

Se quiseres experimentar algo diferente, consulta a nossa seleção de máscaras de cabelo – encontrarás tudo o que se pode desejar!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint