Ir para o conteúdo principal
Entrevista

Nossa entrevista com Jessica Alba, a fundadora da Honest Beauty!

Nossa entrevista com Jessica Alba, a fundadora da Honest Beauty!
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza1 ano atrás
View Fernanda Almeida's profile

A Jessica Alba é a maravilhosa estrela de Hollywood que dominou as nossas telas durante a maior parte dos anos 2000 e que continua a brilhar até hoje. Agora, a atriz e empresária acaba de trazer a Honest Beauty, a sua gama de produtos de pele, corpo e maquilhagens eco-conscientes, para a LOOKFANTASTIC!

Vem saber mais sobre a mulher por detrás da marca nesta entrevista íntima que aborda tudo desde os cuidados estéticos à sustentabilidade e maternidade…

O que a levou a entrar na indústria da beleza?

" A beleza tem sido uma paixão minha desde criança. Algumas das minhas memórias favoritas da infância envolvem a preparação para ir a eventos. Para mim, tratava-se muitas vezes mais do glamour com amigos e familiares e das memórias que rodeiam isso do que do evento em si."

Conte-nos a história por detrás da Honest Beauty

“Fundei a Honest Beauty porque queria produtos de beleza clean que não tivessem a eficácia comprometida. Sempre soube que queria aventurar-me na beleza clean dada a minha própria experiência pessoal e para tornar os produtos clean e de alta qualidade acessíveis a todos. Os anos de ser eu própria um consumidora de beleza clean acabaram por me levar a criar a marca que temos hoje.”

Qual é a história por detrás do nome 'Honest'?

“Eu queria uma empresa que pudesse satisfazer as minhas necessidades de fornecer produtos seguros, limpos e eficazes e assim nasceu a The Honest Company em 2012. Três anos mais tarde, lançámo-nos na beleza. Não consegui pensar em melhor nome para esta empresa do que aquele que está ligado à pessoa que me inspirou, a minha filha Honor. É daí que vem o nome The Honest Company. O seu nome personifica todos os valores que esta empresa representa – uma marca na qual eu podia confiar.”

Quais são os valores centrais da sua marca?

“Desde o primeiro dia, o meu objetivo tem sido construir uma empresa diversificada, inclusiva e ética baseada em valores de transparência, sustentabilidade e um profundo sentido de propósito em tudo o que fazemos. É importante para mim dar a todos o acesso a produtos feitos com ingredientes da mais alta qualidade, a fim de inspirar toda a gente a amar viver conscientemente. Quando se trata dos nossos produtos e processos de I&D, uma transparência significativa em torno dos nossos ingredientes permite-nos criar produtos clean e eficazes, nos quais os nossos consumidores possam confiar.”

Qual é a sua melhor dica de beleza?

“Sendo uma mãe ocupada e atarefada, o nosso Honestly Bright Eyes é um produto indispensável para mim. Se não tiver tempo suficiente para fazer sequer uma maquilhagem de 5 minutos, uso este produto que age como um creme para os olhos enquanto ajuda a neutralizar o aspeto das olheiras. Ilumina instantaneamente a área dos olhos e é infundido com esqualeno e ácido hialurónico para proporcionar 24 horas de hidratação, fazendo-me parecer instantaneamente bem repousada.”

Quais são os seus produtos preferidos da sua gama e porquê?

“O meu produto preferido da nossa gama de maquilhagem é a nossa Máscara de Pestanas de Comprimento Extremo + Primer de Pestanas da Honest Beauty. Este premiado primer + rímel é um dos nossos produtos mais populares por uma boa razão. Infundida com ésteres de jojoba, a nossa máscara de pestanas proporciona um comprimento extremo e uma alta elevação. A magia do produto 2 em 1 reside no primer. Cria uma base uniforme que melhora o desempenho do rímel, ao mesmo tempo que aumenta o comprimento das pestanas e a duração do produto. Uma camada (ou três) do nosso rímel faz-me instantaneamente parecer mais bem arrumada e desperta.”

“O nosso Creme de Hidrogel é como um grande copo de água para a minha pele. Este creme hidratante leve à base de água refresca e arrefece quando aplicado e deixa a pele com um acabamento orvalhado. É infundido com jojoba e esqualeno para ajudar a hidratar e aliviar o ressecamento, bem como 2 tipos de ácido hialurónico com diferentes pesos moleculares concebidos para ajudar a ligar e reter a humidade em diferentes camadas da pele, reduzindo ao mesmo tempo o aparecimento de linhas finas. É perfeito para usar tanto de dia como de noite.”

Fale-nos sobre as formulações e ingredientes utilizados nos seus produtos

“Na Honest, o nosso propósito é criar produtos inovadores com o objetivo de inspirar todos a amarem viver de forma consciente. Para nós, isto significa explorar e evoluir continuamente para melhorar a nossa utilização de recursos renováveis – desde ingredientes derivados de plantas às mais recentes inovações em química verde até à quantidade de material reciclado e/ou reciclável nas nossas embalagens. Todos os produtos são concebidos tendo em mente a sustentabilidade, desde a fórmula até à embalagem.”

" A nossa missão de sustentabilidade começa com as práticas que implementamos no nosso próprio laboratório e nas nossas fórmulas. Esforçamo-nos por criar fórmulas com ingredientes de origem responsável, o que significa que não sobrecarregam os nossos recursos naturais. Quando qualquer ingrediente é utilizado em excesso pelo mercado, a indústria está a retirá-lo de um ecossistema que depende dele."

Sentiu alguma alteração na sua pele durante ou após a gravidez?

“Quem me dera que a nossa Coleção Calmante tivesse existido quando eu tive os meus filhos. Recomendaria todos os produtos desta linha a qualquer mãe grávida ou a qualquer pessoa com pele sensível ou mesmo a pessoas que tem borbulhas ou eczema, pois é muito suave. Era importante para mim que a nossa equipa criasse uma linha de cuidados de pele calmante, eficaz, com foco nos resultados e que não irritasse a pele.”

“Ao usar como parte de uma rotina, recomendo que se comece por remover as impurezas enquanto apoia a barreira natural da pele com o nosso Calm On Foaming Cream Cleanser. Depois, suavize a sua pele com o nosso Sérum Calm & POREfect, formulado com um aminoácido derivado do mar + uma fito-mistura calmante para apoiar ainda mais a barreira cutânea e acalmar e aliviar a sensibilidade. Em seguida, reforce a sua pele enquanto a hidrata com o nosso Hidratante Leve Daily Calm e termine com o nosso Spray Facial Calm & Go para acalmar e arrefecer instantaneamente a vermelhidão em qualquer lugar.”

A sua perceção da beleza mudou depois de ter filhos?

“Comecei a Honest Beauty a partir da minha própria experiência pessoal. Quando penso na marca e nos nossos produtos, ela vem de um lugar genuíno da minha experiência como mãe e entusiasta de beleza. Queria sentir-me bem com os produtos que tinha em minha casa e estava a usar no meu corpo já que estava a trazer crianças para este mundo. Quando estou a pensar na empresa, sou capaz de abordar todas as decisões através de uma lente de consumidor.”

O quê ou quem o faz sentir-se empoderada?

"Quanto mais medito e me ligo com a minha intuição e com a minha alma e o meu propósito, mais me sinto empoderada. Todos os outros ruídos não me parecem importantes. Os meus filhos têm sido curandeiros para mim e têm-me ajudado imensamente quando se trata de me ligar à minha alma e ao meu propósito."

Se pudesse dar conselhos ao seu eu mais jovem, o que diria?

“Ressaltaria a importância de confiar nos seus instintos. Teria também dito a mim própria para começar a meditar mais cedo e para olhar para o bem-estar de forma holística, compreendendo que a atenção plena e o trabalho interior são tão importantes como a nutrição, o exercício, o sono e a hidratação.”

O que é um produto de beleza sem o qual não se pode viver e porquê?

“O nosso Gel de Limpeza Suave porque um rosto limpo cria a base para uma pele saudável. Quer esteja de cara limpa ou a usar maquilhagem, é importante começar com uma tela limpa. Este suave produto de limpeza diário lava a sujidade e as impurezas, mas a sua fórmula suave não seca em demasia a pele. É infundido com extratos de camomila + calêndula para acalmar e refrescar enquanto mantém a minha pele fresca e limpa. Toda a minha família a utiliza e adora, desde o meu marido até às minhas duas filhas.”

Qual é o próximo marco que deseja alcançar?

“A nossa missão na The Honest Company é inspirar toda a gente a amar viver conscientemente e uma das formas de o fazermos é tornando os nossos produtos acessíveis aos consumidores em todos os lugares. Tem sido um sonho meu tornar os nossos produtos mais acessíveis aos consumidores no Reino Unido e a parceria com a LOOKFANTASTIC, o derradeiro destino de beleza, foi para mim um marco importante.”

Para saber mais, lê a entrevista completa, em inglês, no The Highlight...

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint