Ir para o conteúdo principal

Skinfluencer Report 2022 da LOOKFANTASTIC

Skinfluencer Report 2022 da LOOKFANTASTIC
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

Após mais de um ano a usar máscaras, a ficar dentro de casa e com muito tempo para preencher, o planeta abraçou a beleza com pesquisas por produtos, tratamentos, tendências e influencers aumentando ​como nunca antes visto. 

Os cuidados com a pele tornaram-se uma enorme prioridade para as pessoas e pesquisas no Google sobre "skincare" aumentaram em impressionantes 143% desde o surto inicial da COVID-19. No mesmo período, o termo acumulou 89.044.286 milhões de hashtags no Instagram. É seguro dizer que o mundo tornou-se obcecado por cuidados com a pele e que esta tendência não parará tão cedo.   

Mas quais são as tendências, produtos e influencers líderes em skincare? E como é que mais de um ano de lockdowns afetou os nossos hábitos de cuidados e preocupações com a pele? 

Mergulhámos profundamente no mundo dos cuidados da pele e analisámos dados de pesquisas do Google, tendências e redes sociais de 2021 para descobrir as maiores tendências de skincare para 2022. Agora, apresentamos o Skinfluencer Report 2022, para que saibas como e onde procurar a inspiração certa para o teu skincare.

Celebridades Skinfluencer: As 10 Celebridades com Mais Pins na Categoria Pele 

Desde tendências de beleza a segredos de cuidados de pele, procuramos celebridades para inspiração diária. Há dezenas de celebridades que têm agora as suas próprias marcas de cuidados de pele, mas quais celebridades têm de facto maior influência no tema skincare? 

Ao analisar os dados do melhor site para inspiração, o Pinterest, revelamos quais as celebridades com as peles mais cobiçadas e os maiores números de pins de pele em 2021.

As maiores celebridades skinfluencers: as peles com mais pins: Kylie Jenner, Kendall Jenner, Bella Hadid

Kylie Jenner está na liderança no tema skincare no Pinterest. A sua pele está sempre imperfeita, com aspeto orvalhado e preenchido, resultado da sua rotina de 6 passos de cuidados com a pele: limpeza, esfoliante de nozes, tónico de leite de baunilha, sérum de vitamina C, creme hidratante facial e creme para os olhos. 

A sua irmã, Kendall Jenner, assume o segundo lugar. A modelo sofria com a acne na adolescência, mas hoje, graças à sua rotina de cuidados com a pele, ela tem uma das peles mais cobiçadas e ela deixa-a respirar com frequência com looks sem maquilhagem. 

As peles de Bella Hadid, Zendaya, Naomi Campbell e Rihanna também estão dentre as 10 peles com mais pins em 2021. Pode ser que a vida de celebridade seja a chave para as peles perfeitas delas, mas todas essas celebridades seguem rotinas estruturadas de cuidados com a pele, e milhares de pins são a prova dos benefícios dessas rotinas. 

Top Celebrity Skincare Routines

Todos já vimos a icónica série Vogue Beauty Secrets no YouTube, na qual diversas celebridades partilham o passo-a-passo das suas rotinas de cuidados com a pele, assim como os seus maiores segredos de beleza. 

Mas quem é a celebridade com a rotina de beleza mais popular? Analisámos as visualizações de todos os vídeos de skincare de celebridades e revelamos quem de facto tem a melhor e mais popular rotina de cuidados com a pele. Assim, saberás quais os vídeos a consultar para conseguir aquela pele perfeita de celebridade.

As rotinas mais populares de skincare de celebridades: Priyanka Chopra, Olivia Rodrigo e Gigi Hadid

1. Priyanka Chopra

A atriz e ativista Priyanka Chopra pode ser coroada a rainha do skincare. A sua rotina de cuidados com a pele inclui diversos elementos DIY (do inglês Do It Yourself) e tem incríveis 28.805.954 visualizações – ela está léguas à frente de outras celebridades. 

Enquanto celebridades são conhecidas por usarem produtos caros, o vídeo da Chopra consiste somente de esfoliantes DIY que ela usa regularmente para manter a pele limpa e luminosa. Feita somente com ingredientes naturais, a rotina desta celebridade não irritará a tua pele. 

2. Olivia Rodrigo

O segundo lugar fica com a Rainha do Pop, Olivia Rodrigo e a sua rotina simples de cuidados com a pele. As 10.325.202 milhões de visualizações do vídeo da cantora podem ser atribuídas à simplicidade da sua rotina. Ela afirma que reduzir os passos da sua rotina, que inclui um produto de limpeza e o sérum de niacinamida da The Ordinary, teve um papel fundamental em tratar a sua dermatite. Então, fica a dica para quem sofre com uma pele sensível e facilmente irritada. Ela segue estes dois produtos com uma massagem facial com gua sha, um exfoliante labial e um bálsamo labial. Esta celebridade é uma ótima inspiração para quem procura uma rotina simples e rápida. 

3. GiGi Hadid

O terceiro vídeo mais visto é o da rotina de cuidados de pele pós-gravidez da Gigi Hadid com impressionantes 8.079.518 visualizações. A supermodelo usa produtos sem ingredientes nocivos que podem ser comprados nas farmácias e também recorre a truques como colocar pasta de dentes em pústulas para secá-las. Semelhantemente à rotina da Rodrigo, a rotina da Gigi é bastante simples. Ela começa por usar o Dr. Jart+ Ceramidin Cream, seguido pelo Sérum Odacité Mo+P e um hidratante para os lábios e áreas secas do seu rosto, antes de começar a sua rotina de maquilhagem. 

Sofia Richie, Bella Thorne,Emma Chamberlain e Saweetie todas estão na lista de top 10 Skinfluencers quando o tema é dicas de beleza. Todas vivem vidas de celebridade, mas muitas das suas rotinas de cuidados com a pele incluem pequenos truques que não são caros e podem ser adicionados à tua rotina. 

As Tendências de Skincare no TikTok em 2022: Tentar ou Não Tentar?  

A aplicação de vídeos curtos tem mantido muitos de nós entretidos durante horas. As tendências do TikTok esgotaram linhas inteiras de produtos, transformaram pessoas em estrelas, e ensinaram uma geração inteira a dançar. A aplicação é uma potência quando se trata de definir tendências, especialmente em cuidados de pele, mas isso não significa que devamos ceder sempre às tendências... 

Analisámos as tendências mais populares dos cuidados de pele de 2021 TikTok e consultámos o Dr. Dennis Gross para determinar se devemos ou não segui-las. O Dr. Gross é um dermatologista certificado de Nova Iorque e fundador da sua própria marca de produtos de pele.

As maiores tendências de skincare no TikTok em 2022: Dermaplaning, Remoção de Pontos Negros, Gua Sha

1. Dermaplaning

Dermaplaning, ou dermaplanagem, é a tendência número um dos cuidados de pele de 2021, com 1.600.000.000 hashtags e 301.000 pesquisas mensais no Google. 

É um procedimento que utiliza um bisturi ou uma ferramenta chamada dermatoma para esfoliar a pele e livrar-se da sujidade e de pelos faciais finos, também conhecidos como "penugem". Tradicionalmente feito por profissionais, as pessoas têm ido ao TikTok para fazerem o procedimento nelas próprias usando os seus próprios bisturis.  

Devemos fazê-lo? 

O Dr. Dennis Gross diz que "as esfoliações químicas e físicas são benéficas na forma como não só removem as células mortas da pele na superfície, mas também permitem que os produtos atópicos penetrem melhor na pele. Além disso, podem criar uma tela lisa para a aplicação de maquilhagem. Contudo, com a esfoliação física, há uma maior probabilidade de que partículas afiadas ou irregulares, como um bisturi ou um produto de pele esfoliante, causem micro-cortes e perturbem a barreira cutânea". 

"A dermaplanagem é um tipo de esfoliação física – o que significa que a lâmina é utilizada para remover e cortar células mortas da pele e pelos faciais. Em mãos destreinadas, pode ser fácil cortar ou magoar a pele, tornando-a vulnerável a infeções. Recomendo consultar um profissional para este tratamento. Se a sua única opção for de fazer este tratamento em casa – comece sempre com um rosto limpo (a lâmina não deve ser usada para remover a sujidade do rosto). Com uma leve pressão, estique a pele do rosto até que a pele esteja firme para evitar cortes. Se tiver alguma erupção cutânea, evite este tratamento – pode acabar por espalhar as bactérias da acne para outras áreas do rosto". 

2. Remoção de Pontos Negros

Embora alguns de nós não gostem nem da ideia de espremer um ponto negro, parece que a maioria de nós não se cansa. Com 883.900.000 hashtags, a remoção de pontos negros é a segunda maior tendência de 2021, o que faz sentido, tendo em conta que o nosso relatório também descobriu que os pontos negros são uma das maiores preocupações de pele de 2021.  

Mas será que esta tendência satisfatória é algo a que deveríamos seguir?  

O Dr. Gross diz: "Pode ser tentador espremer os pontos negros, mas é importante não fazer disso um hábito. Espremer poros inflamados pode empurrar as bactérias e o óleo mais profundamente para o interior dos poros. Isto pode prolongar a erupção cutânea, danificar as paredes dos poros, causar hiperpigmentação pós-inflamatória, ou mesmo causar cicatrizes a longo prazo. Deixe a remoção dos pontos negros para os profissionais e obtenha um tratamento profissional para o rosto adaptado às necessidades da sua pele''. 

3. Gua Sha

Gua sha(pronunciado gwah-shah) ― pedras lisas, em forma de meia-lua, que massajam o teu rosto - parecem ter brotado por todos os cantos nos últimos dois anos. São a terceira maior tendência de cuidados de pele, com celebridades como Nina Dobrev, Olivia Rodrigo e Lizzo, todas a expressar o seu amor pela ferramenta. O gua sha é usada para alcançar uma pele lisa, com menos rugas e uma aparência mais esculpida. Mas será que esta ferramenta faz realmente alguma coisa? 

Mas será que faz realmente algum efeito?

O Dr. Gross diz: "A utilização de uma ferramenta de guashapode estimular a circulação sanguínea que aumenta o fluxo de oxigénio e nutrientes para a pele como uma mini massagem doméstica. A chave é um toque suave puxar e raspar a pele pode rebentar capilares. Não espere que uma ferramenta de guasha resolva todas as suas necessidades de cuidados com a pele. Use-a como parte da sua rotina para diminuir o inchaço e estimular o fluxo sanguíneo, mas não espere milagres. É mais uma rotina terapêutica de autocuidado que é relaxante e alivia a tensão.

As Maiores Preocupações com a Pele em 2022 

À medida que os nossos estilos de vida mudam no mundo moderno, a nossa pele muda também e novos problemas surgem. Ao analisar os dados de pesquisa do Google, descobrimos as maiores preocupações atuais com os cuidados de pele das pessoas em 2021 e consultámos um dermatologista sobre como tratá-los.

AS maiores precupações com a pele em 2022: Rosácea, Pontos Negros, Hiperpigmentação

1. Rosácea

No primeiro lugar, temos a rosácea, com 90.500 pesquisas por mês. A rosácea é uma doença de pele comum que provoca rubor ou vermelhidão e vasos sanguíneos visíveis no rosto. Pode também produzir pequenas protuberâncias com pus. Estes sinais e sintomas podem inflamar-se durante semanas e meses e depois desaparecer por algum tempo. 

Como tratá-la?  

O Dr. Gross diz, "A rosácea é uma condição de pele crónica comum que pode ser agravada pelos nossos hábitos de vida. Podemos estar a vivenciar um enorme pico de rosácea, como resultado das pessoas terem de usar máscaras. Estudos recentes descobriram que as máscaras podem piorar rosácea à medida que o tecido esfrega e irrita a pele'.  

Embora não exista cura para a rosácea, esta pode ser gerida evitando produtos perfumados e à base de álcool e protegendo sempre a pele com um FPS 30+ para peles sensíveis. O Dr. Gross acrescenta, "sem tratamento, os sintomas da rosácea agravam-se frequentemente. A rosácea é diferente para todos; fale com o seu dermatologista para desenvolver o melhor plano de tratamento para si". 

2. Pontos Negros

Os pontos negros inconvenientes são a segunda maior preocupação de pele de 2021, o que pode explicar a obsessão no TikTok por eles. Com uma média de 60.500 buscas mensais, parece que as pessoas estão a lutar para os manter afastados.  

Os pontos negros ocorrem quando os poros ficam bloqueados com óleo e células mortas da pele. Podem persistir durante semanas a meses e geralmente requerem um tratamento a longo prazo. 

Como tratá-los? 

Embora possa ser muito tentador tornar-se a sua própria Dra. Pimple Popper em casa, o Dr. Gross aconselha contra uma extração caseira de pontos negros. "Espremer os pontos negros com os dedos pode espalhar as bactérias e desencadear inflamação, transformando uma questão pequena num problema grande e irritante". 

"Os pontos negros são um tipo de acne que se desenvolve quando o óleo dentro dos seus poros se mistura com células mortas da pele – a cor negra ocorre quando a mistura é exposta ao ar e oxida. O ácido salicílico é o melhor tratamento para dissolver o óleo e as células mortas da pele dentro dos poros. Para prevenir os pontos negros, incorpore a esfoliação química suave de forma regular na sua rotina, como um peeling de ácido salicílico, que reduzirá a acumulação de células mortas da pele", acrescenta o Dr. Gross. 

3. Hiperpigmentação

Com 33.100 procuras mensais, a terceira maior preocupação de 2021 é a hiperpigmentação.  

Hiperpigmentação é o termo usado para qualquer mancha de pele, geralmente mais escura que o seu tom de pele natural, e podem ser difíceis de esconder e disfarçar! Felizmente, estas manchas teimosas podem ser tratadas e reduzidas com os produtos de cuidado de pele adequados. 

A hiperpigmentação é o resultado do excesso de melanina na pele que é normalmente produzida devido à inflamação de uma mancha ou corte que faz com que a pele produza mais pigmento para proteger a pele dos raios UV à medida que cicatriza. A exposição ao sol pode causar mais descoloração a estas manchas escuras, então é fundamental evitar a exposição prolongada e utilizar um FPS elevado. 

Se notares que algumas partes do teu rosto são mais escuras do que outras, não te preocupes, existem muitos cremes e tratamentos para a hiperpigmentação. 

Como tratá-la? 

O Dr. Gross diz: "A hiperpigmentação é notoriamente difícil de tratar – nas clínicas e em casa. De facto, o envelhecimento natural junto aos danos adicionais causados pelo sol e a poluição têm um efeito acumulativo na pele. E, por vezes, pode levar anos para que os danos nas profundidades da pele apareçam como descoloração na superfície". 

"É por isso que a utilização diária dos produtos de cuidado da pele adequados para tratar e prevenir a hiperpigmentação é fundamental. Vitamina C, AHAs e FPS são as melhores ferramentas do nosso arsenal para combater os danos provocados pelos radicais livres que causam a hiperpigmentação". 

"A vitamina C funciona reduzindo a produção de pigmentos que levam a manchas escuras, neutraliza a atividade dos radicais livres e, por último, mas não menos importante, estimula a produção de colagénio pela nossa própria pele. Para melhores resultados, utilize a vitamina C juntamente com AHAs como ácido láctico e arbutina - isto assegurará que a pigmentação será combatida a vários níveis, ao mesmo tempo que se evitará a futura formação de descoloração. Finalmente, a proteção diária com protetor solar físico pode proteger contra os raios UVA/UVB que enfraquecem a barreira cutânea".

Os Ingredientes de Skincare Mais Pesquisados  

Dos ácidos alfa hidróxicos ao zinco, há centenas de ingredientes de cuidados de pele que prometem ser a chave para uma pele bela. Mas como é possível saber quais são os melhores e o que fazem todos eles? Analisámos os dados de pesquisa do Google para descobrir quais os que realmente funcionam para as pessoas e identificámos os ingredientes de cuidados de pele mais populares de 2021.
Os ingredientes de skincare mais populares de 2022: Ácido Salicílico, Ácido Hialurónico, Vitamina C

1. Ácido Salicílico

Com 74.000 pesquisas mensais por “Ácido Salicílico”, juntamente com 22.200 buscas mensais pelo seu outro nome, “BHA Beta-hidroxiácido”, o ácido salicílico provou ser imensamente popular este ano. Mas o que é este ingrediente? 

O ácido salicílico é um esfoliante químico líquido que ajuda a remover células mortas da pele. O seu aumento de popularidade é provavelmente o resultado de ser um dos melhores ingredientes para tratar alguns dos maiores problemas de pele de 2021, tais como, a acne e os pontos negros. O ácido salicílico penetra nos poros e os esfolia por dentro, ajudando a reduzir os pontos negros, os pontos brancos e a atenuar as cicatrizes e manchas. 

Os seus benefícios visíveis fazem dele o ingrediente de cuidados de pele mais popular e um que vale definitivamente um investimento. 

2. Ácido Hialurónico

A posição número 2 fica com um ingrediente que é ironicamente encontrado naturalmente no corpo humano, o ácido hialurónico. 

À medida que envelhecemos, a quantidade natural de ácido hialurónico na nossa pele diminui, pelo que complementá-lo na tua rotina de cuidados de pele pode ser extremamente benéfico para melhorar o aspeto de preenchimento da pele ao mesmo tempo que reduz as linhas finas e rugas. O ácido hialurónico também pode ser bem combinado com outros ingredientes de cuidado da pele, tais como vitaminas e retinol. 

Com benefícios visíveis, este é um ingrediente sempre popular.

3. Vitamina C  

Sendo a hiperpigmentação uma grande preocupação para as pessoas neste ano, muitos foram em busca da Vitamina C. 

Ela inibe a produção de melanina na pele, o que ajuda a aliviar a hiperpigmentação e as manchas escuras, nivelar o tom da pele e aumentar a luminosidade da pele. A sua proteção contra agressores ambientais, como o sol e a poluição, torna-o um ingrediente essencial para quem vive nas cidades. 

Outros ingredientes populares incluem niacinamida (aqui já explicamos tudo o que precisas saber sobre a niacinamida), retinol e peróxido de benzoilo.

Os Produtos de Skincare Mais Pesquisados 

Há mais produtos de cuidados de pele por aí fora do que há ingredientes, então como é que podemos saber quais são os melhores?  

Analisámos os dados de pesquisa do Google em torno de todos os produtos de cuidado da pele para revelar quais os que as pessoas mais amam. 
Os produtos de skincare mais pesquisados em 2022: The Ordinary Peeling Solution, Weleda Skin Food, Clinique Moisture Surge

1. Solução de Peeling da The Ordinary

A fama deste produto começou no TikTok. Agora com mais de 18,8 milhões de visualizações na app e 33.100 pesquisas mensais no Google, é bastante claro que a célebre AHA 30% + BHA 2% Peeling Solution da The Ordinary deveria estar no kit de cuidados da pele de todos. 

Combinando dois ácidos que atuam em diferentes camadas da pele, a solução esfolia enquanto trata a acne, deixando a pele com um aspeto limpo e preenchido. 

 2. Weleda Skin Food

Com uma unidade vendida a cada 16 segundos, 27.100 pesquisas mensais e fãs célebres como Julia Roberts, Victoria Beckham e Scarlett Johansson, a Skin Food da Weleda é um produto essencial para quem procura uma pele resplandecente. 

Este produto é muito amado e profundamente hidratante, com óleos nutritivos para peles secas e muito secas. Existe também uma versão mais leve que é excelente para tipos de pele normais a secas. 

3. Clinique Moisture Surge 

Um produto que não precisa de introdução, o Moisture Surge da Clinique é um bestseller em todo o mundo e tem mantido o seu título em 2021, com 27.100 buscas mensais. Inclusive, é usado por celebridades como Gillian Anderson que ama as suas propriedades incrivelmente hidratantes. O hype sobre este produto é real, uma vez que pode combater a secura sem deixar a pele oleosa ou gordurosa.  

Outros produtos de beleza amados como o Pixi Glow Tonic, o Cerave Hydrating Cleanser e o La Roche Posay Effaclar Duo também estão no top 10 de 2021.  

Outros produtos que concorreram a um lugar na lista incluem o Estée Lauder Advanced Night Repair Serum, elogiado pelas suas propriedades hidratantes, e o Skinceuticals C E Ferulic que, apesar de caros, valem cada centavo. 

Compartilha os teus Produtos de Cuidados com a Pele  

Quais tendências, produtos e rotinas irá pôr à prova neste ano? Partilha connosco as tuas compras de cuidados de pele, marcando-nos nas redes sociais @lookfantastic_pt para uma oportunidade de aparecer no nosso feed! 

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint