Ir para o conteúdo principal
Dicas

O que são e para que servem os tónicos faciais?

O que são e para que servem os tónicos faciais?
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 dias atrás
View Fernanda Almeida's profile

O que é um tónico facial?

Um tónico facial, ou toner, é um produto à base de água, por vezes transparente e por vezes levemente colorido. Este produto contém muitas ingrediente ativos e, por ser extremamente leve, deve ser o primeiro passo da rotina de skincare, após a lavagem do rosto.

Os toners contêm propriedades e composições diferentes, pois existem opções para diferentes tipos de pele.

Frequentemente incluem:

  • Aloé para acalmar, amaciar e hidratar a pele;
  • Ácido hialurónico, que mantém os níveis de humidade retendo a humidade nas células da pele;
  • Água termal para neutralizar os efeitos negativos do ambiente e contém micronutrientes essenciais à pele; e
  • Ácido salicílico, que esfolia as partículas mortas da pele e regula a produção de sebo.

Muitos toners também incluem extratos de rosa, camomila e calêndula por suas propriedades calmantes, hidratantes e antibacterianas.

Para que servem os toners?

Como o nome sugere, os toners tonificam a pele. Mas por que isso é necessário?

Quando limpamos a nossa pele, perturbamos a barreira cutânea. Esta barreira ajuda a preservar a hidratação da nossa pele e a protegê-la. Também é um fator chave para a pele tenha um aspeto saudável e belo. Mas a importância da barreira cutânea vai além da estética.

Se a barreira protetora da pele for prejudicada, a pele torna-se hipersensível, irritada e desidratada. Além disso, também fica mais propensa à inflamação e vermelhidão, e mais vulneráveis as bactérias. No pior dos casos, uma barreira cutânea prejudicada pode ajudar a desencadear condições que vão desde dermatites a alergias.

Os tónicos não só ajudam a restaurar o equilíbrio do pH da pele após a limpeza, ajudando a manter a barreira cutânea, mas também a preparar a pele para a aplicação de outros produtos de skincare. O toners atuam como um condutor, ajudando os ingredientes ativos de outros produtos a penetrarem na pele. Além disso, ao ajudar a regular o pH da pele, permite que outros ingredientes atuem da forma ideal.

Isso sem falar que os toners têm os seus próprios ingredientes de cuidados com a pele. Por isso, são um passo essencial na rotina Coreana de skincare e têm adquirido muitos adeptos ao redor do mundo.

Como usar um tónico facial

O teu toner deve ser usado após a limpeza da pele, tando de manhã quanto à noite. Não deve ser enxaguado e deve ser aplicado antes dos outros produtos de cuidados com a pele. Algumas pessoas aplicam o tónico com almofadas de algodão, outras com as mãos (bem limpas, é claro). Alguns toners vêm em formato de spray e podem ser borrifados.

Seja qual for o teu método de aplicação, aplica o produto no rosto, pescoço e decote, e evita esfregar e repuxar a tua pele. Muito cuidado com a área dos olhos! O ideal é tentar evitar passar o teu tónico nessa região delicada.

Qual tónico devo usar?

O tónico certo para ti vai depender do teu tipo de pele. Existem tónicos para muitas questões de pele, desde secura ate oleosidade e sinais de envelhecimento. Por isso, antes de escolher um toner, é importante saber qual questão de pele queres tratar.

O Daily Refresh Balancing Toner da Medik8 é uma ótima escolha para peles secas. O Biosource Tonifying Toner da Biotherm é muito eficaz para peles oleosas. Já para que busca propriedades rejuvenescedoras, o Age-Restore Gold Cellular Facial Toner da ila-spa é uma escolha certeira.

Encontra os melhores toners na LOOKFANTASTIC!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint