Ir para o conteúdo principal

O que é FPS?

O que é FPS?
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

A pele é extremamente sensível aos poderosos raios UVA/UVB emitidos pelo sol. Embora muitas de nós adoremos um bronzeado, é extremamente importante usar um protetor solar para proteger a tua pele dos danos irreparáveis que o sol pode causar, mesmo em dias nublados.

O que significa FPS?

FPS é a sigla para “fator de proteção solar”. As vezes, podemos encontrar a sigla em inglês, SPF (“sun protection factor”). O FPS indica o quanto tempo mais podes ficar ao sol de forma segura com o produto em questão em comparação ao período de exposição solar segura sem nenhuma proteção solar.

Ok, isso pode parecer uma pouco complicado, então vamos simplificar com um exemplo. Se estiveres a usar um protetor solar com FPS 30, demorará 30 vezes mais tempo para a tua pele queimar do que demoraria caso estivesses sem nenhum protetor solar.

Naturalmente, a pele de cada pessoa é diferente e tem uma tolerância diferente à exposição solar, mas usar um bom protetor solar é sempre importante.

O que é a proteção de largo espectro?

Um FPS que protege a pele contra os raios UVA e UVB é referido como proteção de largo espectro e ajuda a manter a sua pele tão protegida quanto possível.

O que são os raios UVB?

Os raios UVB são ondas de radiação de comprimento curto que penetram na camada superior das células da pele. Os raios UVB podem causar queimaduras solares, envelhecimento precoce e até mesmo o cancro de pele.

A intensidade dos raios UVB difere ao longo das diferentes épocas do ano, mas é especialmente forte durante os meses do verão, quando o sol brilha mais intensamente.

O fator de proteção solar é responsável por bloquear estes raios UVB e proteger a tua pele contra os seus efeitos nocivos.

  • SPF 15 bloqueia 93% dos raios UVB
  • SPF 30 bloqueia 97% dos raios UVB
  • SPF 50 bloqueia 98% dos raios UVB

UVA vs UVB

Existem 2 tipos diferentes de raios UV que podem penetrar na nossa pele e causar danos a longo prazo: UVA e UVB.

Como discutido acima, os UVB são os raios de onda curtas. Os UVA, por outro lado, são os raios de ondas longas e penetram muito mais profundamente na pele.

Qual é a diferença entre FPS e Proteção de Largo Espectro?

Como falamos anteriormente, o FPS mede o tempo de proteção solar que um produto pode promover. A proteção de largo espectro, por outro lado, indica que o teu produto irá proteger a tua pele tanto dos raios UVA como UVB, tornando-a a melhor opção quando se trata de cuidados solares para a pele.

Como manter a pele segura contra o sol

Usar protetor solar é o primeiro passo, no entanto, usar somente um produtos com FPS não é o suficiente.

Uma coisa que podes fazer é buscar ficar à sombra quando o sol estiver mais forte, geralmente entre as 12h e as 15h, mas sempre que sentires que a tua pele estás a queimar. Também deves reaplicar o teu protetor solar depois de um mergulho no mar ou na piscina.

As nossas recomendações de protetores solares para o rosto

  1. Institut Esthederm Bronz Repair Strong Sun
  2. Elemis Pro-Collagen Marine Cream SPF30
  3. Avène Very High Protection Sun Cream SPF50+
  4. Bioderma Photoderm Dry touch Mat Finish Sunscreen Light Tint SPF50+
  5. Sarah Chapman Skinesis Skin Insurance SPF30

Institut Esthederm Bronz Repair Strong Sun

O Bronz Repair Strong Sun do Institut Esthederm é um creme bronzeador antirrugas que foi desenvolvido para o rosto e decote para ajudar a estimular um bronzeado natural ao mesmo tempo que protege a pele contra os raios nocivos UVA/UVB.

Elemis Pro-Collagen Marine Cream SPF30

O Pro-Collagen Marine Cream da Elemis foi reformulado com uma mistura de protetor solar de largo espectro com FPS30. Este creme luxuoso e rico suaviza a pele e reduz o aparecimento de linhas finas e rugas. Ao promover uma pele hidratada e protegida contra os raios UVA e UVB, este creme nutritivo e protetor tornar-se-á um item básico na tua rotina de cuidados com a pele.

Avène Very High Protection Sun Cream SPF50+

Para uma proteção solar máxima e especialmente formulada para tipos de pele sensíveis, experimenta o Very High Protection Sun Cream SPF50+ da Avène. Ao filtrar os raios UVA e UVB, este creme nutritivo também ajuda a proteger a pele contra a poluição os agressores ambientais. Este poderoso creme é reforçado com Vitamina E e pela água termal rica em minerais da Avène.

Bioderma Photoderm Dry touch Mat Finish Sunscreen Light Tint SPF50+

O Photoderm Dry touch Mat Finish Sunscreen Light Tint SPF50+ da Bioderma é um protetor solar levemente colorido que fornece proteção UVA e UVB. Esse protetor solar impermeável mistura-se na pele sem deixar marcas brancas ou um resíduo oleoso e a sua fórmula leve é ideal para quem tem pele sensível.

Creme Skin Insurance com FPS 30 da Sarah Chapman Skinesis

Pode confiar no Serum Skin Insurance SPF30 da Sarah Chapman Skinesis para proteger a sua pele de fatores ambientais agressivos, bem como dos raios UVA e UVB. O sérum leve é enriquecido com LipoLight® Light Diffusing e a planta antioxidante Buddleja Davidii. Além disso, o produto trabalha para minimizar as rugas com o seu complexo de células estaminais ativas, assegurando assim uma pele mais firme e com mais volume.

Descobre a nossa gama de protetores solares na LOOKFANTASTIC Portugal!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint