Ir para o conteúdo principal

Ácido salicílico: para que serve?

Ácido salicílico: para que serve?
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

Não há dúvida de que no mundo do skincare, os ácidos são produtos estrela. São ingredientes mágicos que ajudam a manter a pele radiante através de esfoliação profunda.

Hoje falamos-vos um pouco mais sobre o ácido salicílico, conhecido no mundo da beleza como um dos melhores ácidos para tratar manchas de pele, acne e erupções cutâneas.

O que é o ácido salicílico?

Como a maioria dos ácidos, o ácido salicílico é um ingrediente químico utilizado em produtos de cuidado da pele pela sua potência e efeitos de longa duração. Faz parte da família de ácidos beta-hidroxi. Isso significa que o que significa que o ácido salicílico é solúvel em óleo e, por isso, pode penetrar mais profundamente na pele.

Uma vez que a pele absorve o produto, o ácido salicílico atua como um esfoliante e desobstrui os poros. A partir do interior, o ácido salicílico começa a soltar as células da pele de modo a que os pontos negros desapareçam gradualmente e a pele se torne mais clara.

Para o que é utilizado o ácido salicílico?

Em primeiro lugar, é utilizado para tratar a acne. Pode ser muito benéfico para peles oleosas, uma vez que ajuda a dissolver o excesso e até a regular a produção de sebo.

Pelo mesmo motivo, também pode ser adequado para peles mistas.

Além de promover uma limpeza profunda, o ácido salicílico promove a regeneração da pele a nível celular e deixa a tez radiante.

O ácido salicílico é um ingrediente muito potente e pode ressecar a pele. Antes de utilizar este um produto com esse ingrediente, é melhor consultar um especialista.

Benefícios do ácido salicílico

Antes de mencionarmos alguns grandes produtos que contêm este ácido, aqui está um resumo de tudo o que precisas de saber sobre este ingrediente:

  • É recomendado que seja usado apenas algumas vezes por semana, uma vez que pode ressecar a pele, ou como indicado na embalagem. Não deves alterar (em especial aumentar) a dosagem indicada de cada produto.
  • Ideal para peles com tendência para acne, oleosas e mistas.
  • Dissolve o excesso de sebo, deixando a pele limpa e radiante.
  • Diminui o aparecimento de pontos negros e manchas na pele.

Os melhores productos com ácido salicílico

Cleansers

Cremes hidratantes e mascaras faciais

Tónicos e séruns

Acha os produtos de pele certos para ti na LOOKFANTASTIC!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint