Ir para o conteúdo principal
Dicas

Tudo sobre o Movember, movimento de consciencialização sobre a saúde dos homens

Tudo sobre o Movember, movimento de consciencialização sobre a saúde dos homens
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza7 dias atrás
View Fernanda Almeida's profile

O Movember e a saúde masculina

Já ouvistes falar sobre o Movember? O movimento está fortemente associado ao mês de novembro e é inteiramente dedicado à saúde dos homens. Por isso, o nome Movember (uma mistura das palavras November e moustache)!

Como a LOOKFANTASTIC também atende ao público masculino, com vários produtos para homens, achamos que seria importante mergulhar no mundo da saúde física e mental masculina. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a importância da prevenção e tratamento de doenças físicas, como o cancro da próstata, e mentais!

O que é o Movember?

A ideia para o movimento nasceu na Austrália em 2003, mas espalhou-se e agora conta com mais de 5 milhões de apoiantes em todo o mundo, financiando mais de 1.200 projetos inovadores em mais de 20 países.

Nesta campanha, o bigode torna-se um símbolo da saúde dos homens (o mo de Movember vem de moustache) e, para participarem da campanha de consciencialização, as pessoas rapam os seus bigodes no dia 1º de Novembro e cultivam-nos ao longo de todo o mês.

Mas as mulheres também podem participar neste evento! Podem fazer isto ao divulgarem a mensagem do movimento, que pretende sensibilizar a população mundial e provocar mudanças, investindo na investigação e enfatizando a importância da saúde física e mental dos homens, muitas vezes ignorada.

Uma das doenças que mais afeta os homens é o cancro da próstata. Esta doença ocorre quando as células da próstata se reproduzem demasiado depressa e criam uma forma cancerígena. Com fatores de risco tais como idade, história familiar e etnia, o cancro da próstata pode ocorrer em diferentes fases e pode levar a diferentes opções de tratamento. O que muitas vezes não é mencionado é que este tipo de doença, como o cancro testicular, tem um forte impacto psicológico na vida de um homem, especialmente se reportarem mudanças na função sexual e urinária.

A vida sexual e os problemas de saúde

Lidar com uma doença pode ter uma série de consequências nas nossas vidas pessoais que nem todos conhecem, razão pela qual a Movember é importante para sensibilizar e a divulgar a necessidade da prevenção e tratamento estas doenças.

Os efeitos secundários que o cancro da próstata ou dos testículos pode causar dizem principalmente respeito à função sexual. O mais comum é a disfunção eréctil, por isso é essencial que os homens envolvam os seus parceiros e parceiras neste processo. O diálogo é essencial, não somente para discutir as várias opções de tratar esta questão, mas também para que haja compreensão e apoio. Mais do que nunca, a comunicação e a partilha podem realmente ajudar com este processo. As doenças não precisam fazer com que ninguém deixe de viver plenamente a esfera sexual das suas vida.

A recuperação de uma operação na próstata pode ser mais lenta, mas ainda assim é absolutamente possível! Dependendo do tipo de operação e do histórico do paciente, a recuperação pode ocorrer de 12 a 24 meses após a operação. Após este tipo de cirurgia, é muito importante exercitar novamente o órgão masculino, uma vez que ficou demonstrado que as ereções ajudam a oxigenar o tecido e promovem a cura.

Em alguns casos, o uso de medicamentos orais pode ajudar os homens afetados a manterem uma ereção, mas se isto não funcionar médicos também podem prescrever aos seus pacientes medicamentos ou terapias estimulantes adicionais. O importante é sempre manter o diálogo e consultar especialistas da área de saúde!

Prevenção e exercícios

O exercício é extremamente importante para os homens. Muitos estudos e investigações recentes mostram que a atividade física, praticada regularmente, pode de facto ser um aliado na prevenção do cancro da próstata, disfunção eréctil e hiperplasia benigna da próstata.

O hábito pode ser adquirido aos poucos, semana após semana. É importante criar o tempo para praticar um desporto e a escolha de uma atividade física prazerosa ajuda muito! Aqui estão alguns exercícios que são particularmente bons para a próstata:

  • Dança;
  • Brisk walking;
  • Jogging;
  • Jardinagem;
  • Yoga;
  • Desportos de equipa.

Atenção! Algumas atividades físicas podem ser contraproducentes, como o ciclismo ou a equitação, pois podem causar hematomas.

A Equipa da LOOKFANTASTIC deseja um Feliz Movember para todos!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint