Ir para o conteúdo principal
Dicas

O ácido hialurónico funciona mesmo?

O ácido hialurónico funciona mesmo?
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza4 horas atrás
View Fernanda Almeida's profile

Tudo o que precisas saber sobre o ácido hialurónico

Manter a pele bem hidratada é essencial para um aspeto suave e luminoso, mas muitos sofrem com a pele seca. Isso é um problema maior durante os meses mais frios, mas algumas pessoas continuam a lidar o ressecamento até mesmo durante os meses mais quentes.

É aí que entra o ácido hialurónico. Essa molécula consegue reter muito água e, por isso, atua como uma poderosa fonte de hidratação. Consequentemente, promove uma série de benefícios indiretamente.

Os benefícios do ácido hialurónico

  1. Melhora a hidratação da superfície da pele,
  2. Reduz o aspeto de linhas finas e rugas, e
  3. Ajuda a manter a pele firme.

O ácido hialurónico é eficaz, ou é apenas mais uma moda passageira?

De forma simples: o ácido hialurónico promove benefícios reais. Porém, é importante entender um detalhe bastante importante: o tamanho das moléculas do ácido hialurónico é um fator chave.

As moléculas menores penetram melhor na epiderme, mas (justamente por serem menores) retêm menos água e são menos hidratantes. Já as moléculas maiores retêm mais água, mas não penetram tão bem na pele.

O que isso significa para ti? O ideal é que procures produtos com moléculas de ácido hialurónico de diferentes tamanhos. Assim, poderás hidratar a epiderme em diversos níveis.

Deves usar o ácido hialurónico em pele oleosa?

OK, então o ácido hialurónico é um potente agente hidratante. Isso quer dizer que quem tem a pele oleosa deve evitar esse ingrediente? Não!

Essa é uma dúvida comum e vem de uma confusão que muitas pessoas fazem entre oleosidade e hidratação. A oleosidade da pele está relacionada à produção de sebo pela pele. Já a hidratação diz respeito à retenção de água da pele.

Muitas pessoas com a pele oleosa acabam negligenciando a hidratação da pele por conta disso. Inclusive, fórmulas para controlar a produção de óleo podem ser abrasivas para a pele. Por isso, quem usa produtos para controlar a oleosidade deve manter a pele hidratada.

Agora, se tens a pele oleosa muito cuidado na hora de escolher um hidratante. Alguns contêm ingredientes oleosos e oclusivos. Pode ser uma boa ideia experimentar um sérum com ácido hialurónico, como a Fórmula com 2% de Ácido Hialurónico + Suporte de Hidratação com B5 da The Ordinary.

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint