Ir para o conteúdo principal

Esponjas de Maquilhagem: todos os tipos e os segredos!

Esponjas de Maquilhagem: todos os tipos e os segredos!
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza4 meses atrás
View Fernanda Almeida's profile

Esponjas de maquilhagem e como cuidar delas

Hoje falaremos de um acessório de maquilhagem obrigatório: a esponja de maquilhagem! Desde a sua criação, revolucionou a forma como aplicamos a base e agora não podemos realmente ficar sem ela. Mas porquê? O que torna este acessório tão único?

Vamos descobrir todos os segredos das esponjas de maquilhagem juntos!

As origem da esponja de maquilhagem

A revolucionária esponja de maquilhagem transformou verdadeiramente a forma como aplicamos produtos de maquilhagem no rosto. Ao contrário dos pincéis de maquilhagem, a esponja garante uma aplicação e absorção do produto de uma forma mais natural e precisa. E sabemos como é importante conseguir uma boa aplicação de base! Ajuda a melhorar a aspeto dos nossos olhos, tez, bochechas e lábios.

As esponjas que vemos hoje no mercado são muito diferentes dos protótipos do passado. Na realidade, os primeiros produtos continham látex, e eram geralmente triangulares. A ideia foi incrivelmente bem sucedida no início, mas mais tarde os clientes queixaram-se de que o produto não se espalhava suavemente. O látex não permitia que o produto fosse totalmente absorvido e deixava vestígios de maquilhagem, além de também causar reações cutâneas. Portanto, cuidado com as esponjas que contêm látex!

Eis que surge a beautyblender, uma nova esponja feita de silicone que conquistou profissionais e amantes de maquilhagem desde que foi lançada. O produto foi tão bem-sucedido que até hoje muitas pessoas usam o termo beautyblender para se referirem às esponjas de maquilhagem como um todo.

Quais tipos de esponjas de maquilhagem existem?

As esponjas de maquilhagem são pequenas, ideais para aplicar produtos líquidos, cremosos e até mesmo em pó! Isso porque permitem que os produtos sejam bem espalhados e fixados! Vêm em diferentes formas para satisfazer necessidades diversas.

  • Forma de gota: este modelo é o mais popular no mercado por ter uma forma bastante versátil. As curvas são ideais para aplicar a base, enquanto a ponta lhe dá uma aplicação muito precisa. Inclusive, podes utilizar a ponta para aplicar o corretivo, inclusive na área dos olhos.
  • Com um lado plano: podemos encontrar algumas esponjas com um lado completamente plano. A ideia é que a superfície plana permita uma aplicação mais rápida do produto, sendo ideal para áreas que não necessitem de tanta precisão. E claro, para as pessoas um pouco mais apressadas.
  • Em forma de violão: estreita no meio e depois pontiaguda. Graças ao seu design especial, este tipo de esponja é realmente versátil, podendo ser usada inclusive para a aplicação de primers e sombras de olhos!

Confere aqui alguns dos bestsellers da LOOKFANTASTIC:

Como limpar as esponjas de maquilhagem?

As esponjas de maquilhagem tendem a durar entre 4 a 5 meses. Após este tempo, podem começar a desfazerem ou a tornar-se excessivamente macias. No entanto, um passo importante para manter as tuas esponjas no seu melhor é higienizando elas corretamente.

O ideal é lavar as esponjas após cada uso. Isso é essencial para prevenir o crescimento de bactérias ou mofo. Podes usar um sabão suave com água morna, certificar-te de remover qualquer resíduo de maquilhagem, enxaguar e depois deixá-la secar completamente.

Se achares que a tua esponja ainda tem demasiado produto, tenta deixá-la de molho em água com sabão durante por meia hora ou uma hora. Após isso, torça-a para remover toda a água residual e deixa-a secar. Não utiliza desmaquilhantes ou outras substâncias fortes, uma vez que estas podem danificar a textura das esponjas.

Descobre os conjuntos de esponja para aplicar a tua base e outros produtos de maquilhagem todos os dias. Não te vais arrepender!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint