Ir para o conteúdo principal

Peles mais escuras precisam de cuidados de pele diferentes? Perguntamos a uma especialista

Peles mais escuras precisam de cuidados de pele diferentes? Perguntamos a uma especialista
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza1 ano atrás
View Fernanda Almeida's profile

Quando se trata de cuidados com a pele, cada pessoa tem as suas preocupações e necessidades particulares. Mas como é que a cor da tua pele afeta a tua rotina? Pedimos a uma perita em cuidados de pele e diretora médica da Adonia Medical Clinic, a Dra. Ifeoma Ejikeme, que revelasse a melhor forma de cuidar da pele negra, e que revelasse quais os produtos que deveria utilizar para conseguir uma pele brilhante.

Dra. Ejikeme
Dra. Ejikeme, crédito da foto: Stories By Chloe

Quais são algumas preocupações comuns de pele que afetam a pele negra?

Os pacientes que vejo na clínica têm todo o tipo de preocupações diferentes. Isto pode ser tudo, desde acne e cicatrizes de acne, a linhas finas. As duas preocupações mais comuns são, no entanto, as marcas escuras na pele e o tom de pele irregular.

O que faz com que a pele negra seja mais propensa à hiperpigmentação pós-inflamatória?

A hiperpigmentação pós-inflamatória são marcas na pele devido à excitação das células produtoras de pigmentos. Na pele negra, uma das respostas naturais à inflamação é a ativação da melanina que pode levar à hiperpigmentação pós-inflamatória.

Como se pode tratar a hiperpigmentação?

Há muitos ingredientes que podem ser utilizados para a hiperpigmentação ligeira a moderada, tais como arbutina, ácido azelaico, ácido kójico e cisteamina.

Existem também medicamentos prescritos que podem ser utilizados para hiperpigmentação grave como a hidroquinona, mas este medicamento prescrito deve ser utilizado somente sob a orientação de um médico.

Quais são algumas diferenças principais entre os cuidados para peles com mais ou menos melanina?

Tenho uma rotina de cinco passos de cuidados de pele que recomendo aos meus pacientes:

Passo 1: Comece com um produto de limpeza

Passo 2: Seguir com um produto antioxidante

Passo 3: Hidratante

Passo 4: Protetor solar (isso vale para todos os tipos de pele, desde as mais claras até às com mais melanina)

Passo 5: Personalizar o seu regime, de modo a visar a sua principal preocupação de pele. Se a sua preocupação for manchas escuras, pode adicionar um inibidor de tirosinase. Se poros dilatados ou textura são mais preocupantes, adicionar ácido salicílico ou um retinoide é benéfico.

No entanto, a diferença na rotina pode ser menos sobre os ingredientes utilizados, e mais sobre a forma como são utilizados. Por exemplo, quando se utilizam retinóides, aqueles com pele rica em melanina podem querer começar mais lentamente, utilizando a técnica do sanduíche, se necessário. Esta abordagem envolve aplicar um hidratante, depois um retinóide por cima, e depois terminar com outra camada de hidratante, tornando a pele muito menos suscetível de sofrer irritação.

Existem alguns ingredientes que pessoas de pele escura devem evitar usar nas suas rotinas?

Não, trata-se de processos e formas de aplicação de produtos para uma rotina de cuidados de pele sem irritação.

Para nutrir a sua pele, é necessária uma avaliação completa para compreender o nível de hidratação, oleosidade e a textura.

Quais ingredientes funcionam bem para nutrir peles escuras?

Ter uma rotina mais personalizada vai além do tom de pele. Para nutrir a sua pele, é necessária uma avaliação completa para compreender o nível de hidratação, oleosidade e a textura, bem como quais são os seus principais objetivos de pele. Os ingredientes devem concentrar-se em satisfazer as necessidades da sua pele.

Qual a importância do protetor solar para as complexões ricas em melanina?

Isto é muito importante para todos os tons de pele! Recomendo um fator de proteção mínimo de 30 ou superior todos os dias.

Recomenda algum protetor solar que não deixe uma camada branca sobre a pele?

Há hoje muitas grandes marcas para escolher. Algumas das minhas favoritas são:

Quais são as suas melhores dicas para iluminar a pele?

Se a sua pele está sem brilho e luminosidade, primeiro temos de compreender porquê. Será que precisa de mais hidratação? A barreira está debilitada? Ou será que precisamos esfoliar suavemente?

Se a pele precisar de mais hidratação ou se a barreira for prejudicada causando a sensação de secura, opte por produtos que incluem ceramidas, ácido hialurónico e niacinamida, tais como a loção hidratante Cerave. Se a pele estiver bem hidratada, mas necessitar de uma esfoliação suave, pode ser bom tentar um sérum com ácido glicólico ou mandélico, tal como o sérum de ácido glicólico Vita-C da Murad.

Quais são os seus três produtos favoritos da sua rotina de cuidados de pele?

Os três principais produtos que utilizo na minha rotina pessoal de cuidados de pele são um suave produto de limpeza com espuma, seguido de um sérum de niacinamida ou um creme hidratante e, claro, um protetor solar com FPS 50.

Para saber mais sobre quais produtos a Dra. Ejikeme e outros especialistas em cuidados da pele utilizam nas suas peles, consulta a última edição da nossa revista digital em inglês, The Highlight.

Descobre os melhores produtos de cuidados com a pele na LOOKFANTASTIC Portugal.

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint