Ir para o conteúdo principal

O Guia Definitivo para Peles Sensíveis

O Guia Definitivo para Peles Sensíveis
Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza2 anos atrás
View Fernanda Almeida's profile

Sabes se tens a peles sensível?

O grande segredo para qualquer rotina de skincare é saber o teu tipo de pele. Só assim saberás cuidas adequadamente da tua pele.

Hoje vamos falar sobre um dos tipos de pele mais comuns: a pele sensível.

Mais de metade de todas as pessoas sofrem de pele cronicamente seca e sensível ou com tendência à  comichão, irritação e vermelhidão.

Sintomas da pele sensível

Os sintomas da pele sensível podem variar muito de pessoa para pessoa, mas geralmente podem incluir uma barreira cutânea enfraquecida, ardência, comichão, vermelhidão e/ou uma sensação de quentura.

Em certo grau, a maioria das pessoas poderá experienciar um momento de sensibilização da pele. Isso não quer dizer que o teu tipo de pele seja sensível, simplesmente que algo irritou a tua pele num devido momento.

Quem tem a pele sensível experiência essa sensibilidade com muita frequência, de forma crónica.

O que causa a sensibilidade da pele?

A sensibilidade da pele é definida como uma reação cutânea a qualquer estímulo que não é esperado. Algumas pessoas são naturalmente mais suscetíveis a maior sensibilização da pele. Ou seja, existe um fator genético.

Para além das tendências naturais de cada pessoa, existem uma série de fatores pode servir de gatilho para uma crise de sensibilidade da pele:

1. Mudanças no ambiente ou na temperatura

Essas mudanças podem afetar a barreira cutânea e expor a tua pele a fatores ambientais irritantes e agressivos aos quais não está habituada.

2. Novos produtos de pele

Para peles sensíveis, qualquer pequena alteração na tua rotina de cuidados com a pele pode causar irritação. Isso inclui mudar o teu cleanser, séruns, hidratantes, etc.

3. Mudanças hormonais

Especialmente comum entre as mulheres, as mudanças hormonais (como as ligadas ao ciclo menstrual) podem fazer a pele sofrer um pouco.

4. Stress e ansiedade

A saúde mental tem uma influência extremamente forte no nosso organismo. O stress e a ansiedade, em especial quando são crônicos, podem trazer muitos efeitos indesejados para o corpo, além do psicológico. Isso inclui a pele.

5. Dieta

A nossa alimentação afeta o nosso corpo (e mente também)! Quando nos alimentamos bem, geralmente ficamos mais saudáveis e isso se reflete na nossa pele. Porém, cada organismo é diferente e alguns alimentos (mesmo os saudáveis) podem causar efeitos adversos no nosso corpo, pois podemos ter alguma alergia ou intolerância a eles.

Além disso, algumas comidas são inflamatórias e isso pode piorar um quadro de irritação em algumas pessoas.

Ingredientes de skincare para peles sensíveis

Quem tem a pele sensível precisa tomar bastante cuidado com o que usa. Por sorte, existem diversos ingredientes benéficos para a pele que podem ser usados em peles sensíveis!

O ideal é optar por produtos que hidratam e protegem bem a pele. Alguns dos melhores ingredientes de skincare para peles sensíveis são: óleos vegetais, glicerina, ácido hialurónico, vitamina E e colagénio.

Geralmente, produtos com fragrâncias não são os mais indicados para as peles sensíveis, mas isso varia de pessoa para pessoa. Então, é importante descobrir o que funciona para ti!

Produtos de skincare para peles sensíveis

Na LOOKFANTASTIC, temos uma enorme variedade de produtos para peles sensíveis e fizemos uma lista com alguns dos mais populares!

Overnight Facial da Sarah Chapman Skinesis

Este produto da Sarah Chapman está na lista pela sua fórmula não oleosa e não irritante que deixa a pele refrescada. Esta potente dose de antioxidantes e extratos naturais contém um aroma de rosa, jasmim e frangipani que acalma e estimula os sentidos para um autocuidado da pele e da mente.

Bálsamo de Limpeza da The INKEY List

Se pretendes hidratar qualquer área seca do teu rosto, o este bálsamo de limpeza facial da The INKEY List contém farinha de aveia coloidal e óleo de semente de aveia - dois ingredientes que ajudam a deixar a pele macia e revitalizada. Além disso, estes dois ingredientes são eficazes, mas suficientemente suaves mesmo para as peles mais sensíveis.

Effaclar Duo+ da La Roche-Posay

A marca La Roche-Posay é mundialmente conhecida pelas suas fórmulas eficazes, especialmente pela criação de produtos que são ótimos para peles sensíveis. O tratamento Effaclar contém glicerina e niacinamida, ambos excelentes para hidratar a pele e minimizar o aspeto dos poros e a hiperpigmentação.

Creme Pro-Collagen Marine da Elemis

O Creme Pro-Collagen Marine da Elemis é formulado com uma mistura de padina pavonica e ginkgo biloba – ambos os ingredientes reduzem o aparecimento de rugas e linhas finas ao mesmo tempo que suavizam e hidratam a pele. Além disso, este creme serve como protetor solar, mantendo a pele protegida dos raios UV nocivos.

Óleo de Rosa Mosqueta Bioregenerador da Pai Skincare

O óleo de Rosa Mosqueta é um dos ingredientes mais amados por amantes de skincare, porque faz um pouco de tudo: melhora o aspeto de cicatrizes, estrias e linhas finas. Além disso, hidrata e melhora a elasticidade da pele.

Este produto da Pai Skincare é cobiçado por muitos por conter uma dose elevada de óleos vegetais e de rosa mosqueta que ajudam a manter a pele protegida e nutrida.

Dicas para peles sensíveis

Para finalizar, queremos compartilhar duas dicas:

1. Testa a tua tolerância aos produtos

Como cada pessoa é diferente, o ideal é testar os produtos (mesmo os feitos para peles sensíveis) numa parte pequena da pele para testar a tua tolerância antes de usar o produto no rosto inteiro.

2. Não acrescenta mais de um produto novo na tua rotina de uma vez

Quando fores incluir novos produtos na tua rotina de cuidados com a pele, não começa a usá-los todos de uma só vez. Começa usando um e, após alguns dias, acrescenta o próximo e por aí vai.

Dessa forma, se experienciares alguma sensibilização, ficará mais fácil saber qual foi o produto (ou combinação de produtos) responsável. Também irá permitir que a tua pele se acostume aos poucos aos novos produtos, sem sobrecarrega-la.

Descobre os melhores produtos para peles sensíveis na LOOKFANTASTIC!

Fernanda Almeida
Redatora e Especialista em Produtos de Beleza
View Fernanda Almeida's profile
Sou apaixonada pelo mundo da beleza desde a minha adolescência. Como sou nascida e criada no Rio de Janeiro, não é de surpreender que a minha filosofia de beleza seja bastante carioca: natural e descontraída, com foco em uma pele luminosa e cabelos saudáveis. Isto é possivel através de uma diligente rotina de autocuidado e usando maquilhagem estrategicamente para conseguir aquele aspeto radiante de uma segunda pele. Não vivo sem óleos faciais, um bom protetor solar, e um corretivo de longa duração e estou sempre atenta a possíveis novas adições à minha coleção. Já experimentei vários produtos e marcas, mas conviver com pele acneica durante a maior parte da minha vida tornou-me super exigente. Não é assim tão fácil ganhar um lugar permanente na minha rotina de beleza, porque só procuro produtos que demonstrem os melhores resultados. Adoro trocar segredos de beleza com pessoas do mundo inteiro e aprender sobre as mais novas tendências.
lfint