Ir para o conteúdo principal
Dicas

Ritual de beleza: Como cuidar da pele antes de ir dormir em 5 passos

Ritual de beleza: Como cuidar da pele antes de ir dormir em 5 passos
rodriguesm
Escritor3 anos atrás
View rodriguesm's profile

Lavar os dentes e vestir o pijama são alguns rituais que temos antes de ir dormir. Mas será que temos rituais relativamente à nossa pele? Na azáfama do dia-a-dia, não nos apercebemos que a nossa pele está exposta a inúmeros fatores que contribuem para o seu envelhecimento precoce, como os raios solares, a poluição e a própria maquilhagem que utilizamos. Tal como o nosso corpo se regenera durante o sono, é durante a noite que a pele tem a oportunidade de se revitalizar e hidratar, tornando-se mais saudável e luminosa. Deste modo, vamos explicar em apenas 5 passos como cuidar da sua pele antes de ir dormir para acordar flawless como a Beyoncé.

1. Retirar a maquilhagem

O primeiro passo do seu ritual de cuidado com a pele é retirar toda a maquilhagem do rosto para evitar a obstrução dos poros e o aparecimento de manchas e espinhas. Para peles mais sensíveis, a água micelar Sensibio H2O Make-Up Removing Solution Sensitive Skin ajuda a eliminar suavemente as impurezas e a acalmar a irritação da pele. Se usa maquilhagem mais densa e à prova de água, o desmaquilhante Take The Day Off Lids Lashes and Lips da Cliniqueremove eficazmente a maquilhagem das pálpebras, pestanas e lábios. Existem ainda opções vegan, como o desmaquilhante com certificado Biológico da INIKA, uma fórmula à base de óleo que utiliza ingredientes naturais para remover todos os vestígios de maquilhagem de forma suave.

2. Lavar o rosto

Depois de retirar a maquilhagem, é fundamental lavar o rosto. Existem soluções à base de creme, espuma ou óleo, dependendo do seu tipo de pele. Para limpar a sujidade do dia-a-dia pode utilizar o Clinique's Take The Day Off Cleansing Balm, um agente de limpeza que deixa a pele suave e purificada ou o Gel de Limpeza La Roche-Posay Effaclar, que se transforma numa espuma após contacto com a água e elimina o óleo e as impurezas do rosto. Para uma limpeza mais profunda, pode ainda recorrer a escovas de limpeza como a FOREO LUNA™ 3 Facial Cleansing Brush, que combina cuidados com a pele com tecnologia para uma experiência verdadeiramente personalizada.

3. Esfoliar a pele

A esfoliação aumenta a capacidade de hidratação da pele através da eliminação de células mortas e desobstrução dos poros. Contudo, é recomendado que realize a esfoliação, no máximo, duas vezes por semana. Para uma exfoliação suave, sugerimos o Creme Esfoliante Clinique 7 Day Scrub Cream Rinse-Off Formula, que ajuda a controlar a oleosidade da pele e a torná-la mais macia; ou o Exfoliante Facial Super Greens da Sukin, à base de ingredientes naturais que oferece benefícios antioxidantes e deixa a pele delicadamente perfumada.

4. Aplicar um tónico facial

Depois do rosto estar bem limpo e seco, deve aplicar um tónico para equilibrar o pH da pele e para facilitar a penetração dos próximos produtos na pele. Deste modo, basta humedecer um disco de algodão com o tónico, aplicar com leves batidas no rosto (sem esfregar) e deixar secar naturalmente. Para pele mista, adequa-se o Tonificante Purificante Vinopure Clear Skin da Caudalie, que ajuda a reduzir as borbulhas, a fechar os poros e a criar uma pele luminosa. Para os amantes de soluções naturais, sugerimos o OSKIA Floral Water Toner, um tónico destilado de rosas orgânicas com um aroma suave e propriedades nutritivas e rejuvenescedoras.

5. Hidratar a pele

Para uma hidratação profunda durante a noite, experimente o Creme de Noite da Polaar, com uma fórmula única que ajuda a acelerar o processo de regeneração natural da pele e a revitalizá-la de imediato. Para peles mais maduras, o Creme de Noite LiftActiv Supreme da Vichy reduz as rugas e tonifica a pele, dando uma sensação duradoura de pele esticada. Uma solução diária para peles mais secas e sensíveis é o La Roche-Posay Nutritic Intense Rich, um creme rico que reduz as sensações de pele repuxada e fortalece a hidratação da pele.

Dicas extra

Para um ritual de cuidado de pele ainda mais completo, sugerimos fazer uma massagem facial antes de ir dormir. Esta técnica tem inúmeros benefícios para a pele, entre os quais, a remoção de células mortas, a melhoria da circulação, promoção da elasticidade da pele e suavização das marcas de expressão. Para além da sensação relaxante de ter acabado de sair do spa!

Deve começar por aplicar um óleo que, para além de suavizar a pele, fornece nutrientes essenciais. Alguns dos nossos favoritos são o Óleo Detox de Noite VineActiv da Caudalie, um concentrado 100% natural que ajuda a desintoxicar e refrescar a pele; o Sérum em Óleo Hyaluronic Wonder da Sanctuary Spa, uma combinação enriquecida de óleo e sérum que aumenta a luminosidade e hidratação da pele; e o Óleo "B" da The Ordinary, uma fórmula leve e nutritiva.

O segredo para uma boa massagem facial reside nos utensílios que utilizamos. Escolha entre uma variedade de rolos faciais de jade e quartzo para esculpir e tonificar o seu rosto. Sugerimos o Herbivore Jade Facial Roller, o Revolution Skincare Rose Quartz Roller e o The Vintage Cosmetic Company Rose Quartz Facial Roller.

 

rodriguesm
Escritor
View rodriguesm's profile
lfint